Análise SWOT: nas organizações, na profissão e nos investimentos.

Análise SWOT: nas organizações, na profissão e nos investimentos.

A análise SWOT é uma ferramenta administrativa de fácil entendimento e uso que ajuda administradores a melhor planejar as ações de uma empresa.

SWOT são as iniciais de 4 palavras em inglês: Strengths (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).

A análise propõe um planejamento das ações da empresa com vista crítica em seus pontos fortes e fracos, contrapostos com oportunidades e ameaças do ambiente em que ela opera.

Dê uma maneira simples, procuram-se oportunidades de mercado que possam ser alinhadas aos pontos fortes da empresa. Também se busca formas de minimizar os pontos fracos organizacionais e a criação de maneiras para se proteger das ameaças mercadológicas. Ameaças também podem ser transformadas em oportunidades, isto quanto são antecipadas e usadas para criar novos nichos ou explorar antecipadamente futuras demandas.

Bem, agora que você já sabe o que é a análise SWOT, quero pensar formas de usarmos a análise em nossa vida pessoal e em nossos investimentos.

Você já rascunhou numa folha qualquer seus pontos fortes e fracos? Não? Então esta é a hora, dê uma pausa na leitura do texto para essa pequena reflexão.

Agora que você refletiu e sabe o que faz de melhor, comece a pensar maneiras para melhor explorar seus pontos fortes. Já os fracos você tem duas escolhas: ignorá-los ou atenuá-los. Eu prefiro à segunda, pois acredito que com treino, esforço e dedicação tudo na vida pode ser melhorado. Se você optar por ignorar seus pontos fracos e se concentrar nas suas qualidades, apenas tome cuidado com alguns pontos que obrigatoriamente devemos ser bons; são qualidades essenciais para qualquer profissional. Já escrevi sobre isto, clique aqui para ler.

Agora falando de investimentos, a todo o momento o mercado nos apresenta situações que podem ser vistas por alguns como ameaças e para outros como oportunidades. Veja os constantes aumentos da taxa básica de juros, para alguns é ruim, pois encarece o crédito e mitiga os investimentos; já para outros pode ser um bom momento para investir em renda fixa com rentabilidade atrelada a SELIC.

Todo investidor também tem pontos fortes e fracos. Um ponto fraco que alguns têm é o amor a um dado papel. Se apaixonar por uma empresa é um ponto fraco. Deve-se ver o papel apenas como algo que lhe traga retorno e quando ele deixar de cumprir seu propósito se desfazer dele. Mas muitos viram torcedores e depositam uma fé inabalável indo para a cova com a empresa. Por outro lado, ser frio e calculista é um ponto forte. Siga a estratégia traçada, mas sem ignorar mudanças no ambiente que indicam a necessidade de adaptações nela.

Terminando, a análise SWOT é uma ferramenta simples, porém de um potencial enorme quando bem usada, tanto para organizações quanto para indivíduos.

“Engana-se quem pensa que é simples ser simples.”