Busque soluções definitivas e não paliativas para os problemas.

Busque soluções definitivas e não paliativas para os problemas.

Quando temos um problema, o mais sábio seria resolvê-lo o mais rápido possível sem a adoção de medidas paliativas. Medidas paliativas mascaram o problema que algum tempo depois volta ainda mais forte e latente.

Algumas pessoas quando tem problemas em casa, com o cônjuge, por exemplo, ou no trabalho, excesso de serviço e pressão psicológica, outro exemplo, ao invés de buscarem uma solução definitiva buscam soluções temporárias: como beber, ou em casos mais extremos fazendo uso de drogas ilícitas. Já ouvi colega de escritório dizer: “meu dia foi insuportável, preciso sair e beber para ficar bem”. Se o sair e beber para aliviar a tensão de um dia estressante for algo esporádico tudo bem, afinal ninguém é de ferro. O problema é quando a bebida torna-se uma atividade paliativa de escape de um problema crônico que precisa de uma solução definitiva.

Pensando no governo federal, ele também age através de medidas paliativas. Há risco de inflação? Então vamos aumentar a SELIC, limitar o crédito e assim controlá-la. O problema é que o aumento da taxa de juro obriga o próprio governo a ter que remunerar melhor seus credores o que faz a dívida pública só aumentar. Temos a maior taxa de juro real do mundo.

Estresse no serviço e problemas no casamento quando solucionados recorrendo-se às drogas, sejam elas lícitas ou não, geram soluções temporárias e apenas mascaram o problema e ainda acarretam novos possíveis problemas: o vício e demais doenças já conhecidas que não preciso mencionar. Da mesma forma o governo quando quer controlar a inflação aumentando a taxa básica ao invés de gastar menos e educar seus cidadãos a usar o crédito de maneira consciente.

Problemas todos nós temos, agora tenho certeza que o uso de medidas paliativas em nada ajuda, apenas postergam o problema e ainda criam novos problemas. Portanto, busque sempre a solução definitiva do problema, ela é mais dura e difícil, mas permanente.

Quer emagrecer? Nada de remédios. Faça uma atividade física diariamente e reeduque sua alimentação.

Quer mas dinheiro? Nada de fazer empréstimos. Estude mais, busque um diferencial competitivo para ser um profissional disputado no mercado.

Problemas com colegas de trabalho ou com o chefe? Nada de fingir que não existe. Chame para uma conversa madura e coloque os pingos nos “is”.

Quer um corpo tonificado? Nada de usar anabolizantes. Treine regularmente musculação.

Pense nisso e boa quinta-feira.