25 de junho de 2019

Gerente de banco: lobo em pele de cordeiro.

cofre 150x150 Gerente de banco: lobo em pele de cordeiro.Semana passada fui até um grande banco com o objetivo de ajudar um senhor aposentado de 65 anos de idade, amigo meu, realizar um investimento mais rentável. Ele tem uma aposentadoria suficiente para prover seus gastos mensais, tem casa própria e uma casinha no mesmo terreno de sua casa. Esta casinha ele aluga, o que lhe gera uma renda mensal da qual ele não precisa para viver. Sendo assim, ele investe mensalmente o dinheiro na famigerada caderneta de poupança.

Ele me procurou pedindo ajuda, já tínhamos conversado algumas vezes e ele falou da dificuldade de negociar com o gerente do banco: “Eles sempre enrolam a gente que não entende de dinheiro”. Foi a frase que ele usou em nossa conversa.

Combinado a data fui de guarda-costas e levei minha HP12C para me ajudar nos cálculos. Fomos atendidos e fiquei apenas observando o diálogo do aposentado com a gerente que lhe atendeu:

- Tenho pouco mais de 12 mil reais na poupança e gostaria de investir este dinheiro.

- Quando o Sr. precisará do dinheiro?

- Não pretendo usá-lo. Não tenho dívidas, sou aposentado e vivo bem com o dinheiro da minha aposentadoria. Mas quero poder tirar o dinheiro a qualquer hora, afinal pode acontecer uma emergência. Também pretendo continuar depositando 350,00 mensais.

- Ótimo. O melhor investimento para o Sr. é em Previdência Privada.

- Nem pensar. Já fizeram eu assinar um treco destes anos atrás e só perdi quando quis sacar o dinheiro. Fora que não rendia nada.

- Temos outro investimento muito bom. Nele o Sr. pode ser sorteado todo mês.

(aí eu intervi)

- Título de capitalização?

- Isto mesmo, você conhece? Não é bom?

- Conheço sim, é um lixo. Para contar com a sorte é mais fácil comprar um bilhete da mega sena você não acha?

- Na verdade gostaríamos de investir num CDB com liquidez diária e remuneração atrelada ao CDI. O ideal seria 100% dele.

- Oferecer previdência privada para um senhor aposentado, sem filhos, com renda e casa própria é sacanagem não é!?

- Previdência é um excelente investimento. Você conhece o funcionamento?

- Conheço sim. Considero ruim para alguém jovem e péssimo para alguém de 65 anos. Só vejo vantagens para o banco.

- Você trabalha com investimentos?

- Não. Mas me interesso pelo assunto e tenho algum conhecimento.

- Mas voltando ao investimento. Desejamos realmente o CDB com liquidez diária. Óh, veja bem, queremos liquidez diária.

- Só um momento.

Alguns minutos depois ela volta.

- Consigo um CDB com rendimento mensal de 0,8% e liquidez diária.

- Esse valor já livre de impostos?

- Sim, 08% mensal livres.

- Ótimo, é este produto que desejamos.

Impressões e assinaturas, mas alguns minutos, e tudo resolvido.

Conclusão

Os gerentes de bancos são verdadeiros lobos em peles de cordeiro. São vendedores treinados capazes de convencer qualquer cliente menos experiente que título de capitalização é bom negócio e que previdência privada para um aposentado é “o” investimento. Eles nunca oferecem o melhor produto para o cliente, sempre ofertam o que é melhor para eles, o que vai lhes render maiores vantagens.

Outro ponto que destaco é que são sempre vendedores gerentes jovens, bonitos e bem vestidos. Um sorriso atraente e conversa mole leva muitos no papo.

A dica é sempre pesquisar muito antes de ir ao banco negociar. Nunca aceite as primeiras ofertas de produtos, elas sempre serão o melhor para o banco e não para você. Contrate um consultor financeiro, é preferível gastar com assessoria e fazer um bom investimento do que não ter este gasto e fazer um mau negócio.

Boa semana!

Artigos Relacionados:

Jônatas Rodrigues da Silva

Administrador na Universidade Federal de São Carlos e professor do Estado de São Paulo no Centro Paula Souza. Autor do livro Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação.

Outros textos de Jônatas Rodrigues da Silva
43 Comentários

Adicionar comentário