Como identificar colaboradores éticos em sua empresa

Como identificar colaboradores éticos em sua empresa

A ética no meio corporativo deveria ser algo naturalmente presente em todas as pessoas. Mas, na prática, nem sempre é o que ocorre. Para facilitar tanto o lado do gestor quanto do colaborador, várias empresas criam códigos próprios para deixar claro quais tipos de condutas e comportamentos são esperados e adequados dentro daquele ambiente. A questão é tão delicada que muitas pessoas acabam procurando um profissional de coaching para facilitar o processo.

Ética no ambiente corporativo é fundamental

O coach Leandro Alves Costa, em seu texto “Três comportamentos de um funcionário sem resultados”, ressalta que transformar colaboradores e obter resultados éticos é possível, mas para isso eles precisam querer de verdade essa mudança. Afinal, é um processo de modificação de antigos hábitos que pode ser doloroso à princípio.

O coach deixa claro que a falta de comprometimento e insatisfação pessoal podem ser algumas das causas da falta de ética profissional.

Sinais de que um colaborador é ético

Identificar a falta de ética de um profissional não é tão complicado como pode se imaginar segundo Leandro Alves Costa. Basta prestar atenção no que os colaboradores dizem. Por exemplo, se algum demonstra que memorizou todos os feriados do ano, pelo simples fato de não ter que ir ao trabalho, é um sinal de alerta. É bom observar certas posturas dele já que desídia e procrastinação são comportamentos antiéticos.

Fazer o que é certo é natural para a pessoa

Por outro lado, também é possível identificar facilmente um colaborador ético. Se ele veste a camisa da empresa sendo proativo e mostra vontade de crescer, sem passar por cima dos outros, esses podem ser alguns indícios de sua ética profissional.

Gosta mesmo do que faz

Ter satisfação pessoal com a atividade profissional que exerce é fundamental para ser automotivado, ético e apresentar resultados. Quem gosta do próprio trabalho não fica triste quando a segunda-feira chega e tampouco fica contando os dias para o fim de semana. Sem contar que realiza suas tarefas com prazer e foco.

Assume suas responsabilidades

O que acontece quando algo não sai como o planejado? De acordo com o texto ‘Três comportamentos de um funcionário sem resultados”, a primeira coisa que esse tipo de colaborador faz é criar justificativas para se eximir de responsabilidades. Se a pessoa for realmente antiética pode até responsabilizar outras pessoas pelas suas falhas.

Já um funcionário ético costuma apresentar resultados, mas quando isso não é como o esperado, ele consegue lidar bem com as críticas (já que as encara como uma oportunidade de aprendizagem e crescimento pessoal) e assume sempre suas responsabilidades.

Coaching colabora com a ética no trabalho

O que fazer com colaboradores sem ética? Uma das soluções para o desenvolvimento dessa pessoa é o acompanhamento de profissionais de coaching. Com o objetivo de facilitar a promoção da transformação que o colaborador deseja, o coach é capaz de fazer a diferença na vida profissional e pessoal.

Referência na área e reconhecida internacionalmente, na Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC Coaching), é possível encontrar profissionais éticos e capacitados para apoiar o desenvolvimento dos funcionários.