Como se preparar para um concurso público!

Como se preparar para um concurso público!

Existem várias formas de se preparar para um concurso público, mas antes de você realmente começar é importante ficar atento a alguns detalhes, afinal são dos detalhes que fazem a diferença.

O edital

Ler o edital é a primeira coisa a ser feita. No edital estará especificada a função a ser desempenhada pelo servidor. Muitas vezes o cargo anunciado é meramente ilustrativo, a função que se espera do servidor é bem diferente. Por exemplo, um cargo público para assistente administrativo pode ter funções completamente diferentes para dois órgãos distintos.

Observe se a função esperada é compatível a sua qualificação e desejo. Não adianta ser aprovado e ser infeliz durante 8 horas todos os dias fazendo algo que você não gosta.

No edital também constará o conteúdo a ser cobrado na prova. Fique atento a isso, já vi muito mané estudando conteúdo que não será cobrado.

Estudar sozinho ou pagar um curso preparatório

Estudar de maneira solitária exige maior força de vontade. Desistir é mais fácil. Recomendo que, se possível, você estude fora de sua casa, numa biblioteca. O ambiente caseiro é muitas vezes desestimulante, é muito fácil sermos atraídos por uma guloseima na geladeira ou mesmo interrompidos por algum familiar.

Ainda pensando no estudo solitário, a dica é não passar de 2 horas estudando a mesma disciplina. Estude duas horas, descanse de 10 a 15 minutos e retorne ao estudo, mas estudando uma disciplina diferente. Não se esqueça de tomar água, a hidratação é importante.

Caso sua opção seja em pagar um curso preparatório, valorize seu dinheiro e realmente estude. A vantagem do curso é que você terá aulas com professores com tarimba em preparar estudantes para concursos, e isso ajuda. Agora, não adianta somente frequentar as aulas, estudar fora delas é tão importante quanto procurar absorver o máximo do que é passado pelos professores durante elas.

A concorrência

Não fique preocupado, a grande maioria das pessoas não estudou nada, prestam concurso porque adoram pagar a inscrição e acham que podem dar sorte. Se for para arriscar jogue na mega sena, pelo menos o preço é menor que a inscrição do concurso.

Seja realista

Não adianta você querer passar num concurso com salário altíssimo e concorrência feroz se você não é, digamos, um gênio. Algumas vagas são para pessoas com QI acima da média, a prova tem que ser realizada sem erro. Se você é normal, opte por concursos normais.

Tenha foco

É realmente isso que você quer!? Então se planeje, não perca o foco e também não desista porque não conseguiu da primeira vez.