25 de junho de 2019

Como se preparar para um concurso público!

estudando 150x150 Como se preparar para um concurso público!Existem várias formas de se preparar para um concurso público, mas antes de você realmente começar é importante ficar atento a alguns detalhes, afinal são dos detalhes que fazem a diferença.

O edital

Ler o edital é a primeira coisa a ser feita. No edital estará especificada a função a ser desempenhada pelo servidor. Muitas vezes o cargo anunciado é meramente ilustrativo, a função que se espera do servidor é bem diferente. Por exemplo, um cargo público para assistente administrativo pode ter funções completamente diferentes para dois órgãos distintos.

Observe se a função esperada é compatível a sua qualificação e desejo. Não adianta ser aprovado e ser infeliz durante 8 horas todos os dias fazendo algo que você não gosta.

No edital também constará o conteúdo a ser cobrado na prova. Fique atento a isso, já vi muito mané estudando conteúdo que não será cobrado.

Estudar sozinho ou pagar um curso preparatório

Estudar de maneira solitária exige maior força de vontade. Desistir é mais fácil. Recomendo que, se possível, você estude fora de sua casa, numa biblioteca. O ambiente caseiro é muitas vezes desestimulante, é muito fácil sermos atraídos por uma guloseima na geladeira ou mesmo interrompidos por algum familiar.

Ainda pensando no estudo solitário, a dica é não passar de 2 horas estudando a mesma disciplina. Estude duas horas, descanse de 10 a 15 minutos e retorne ao estudo, mas estudando uma disciplina diferente. Não se esqueça de tomar água, a hidratação é importante.

Caso sua opção seja em pagar um curso preparatório, valorize seu dinheiro e realmente estude. A vantagem do curso é que você terá aulas com professores com tarimba em preparar estudantes para concursos, e isso ajuda. Agora, não adianta somente frequentar as aulas, estudar fora delas é tão importante quanto procurar absorver o máximo do que é passado pelos professores durante elas.

A concorrência

Não fique preocupado, a grande maioria das pessoas não estudou nada, prestam concurso porque adoram pagar a inscrição e acham que podem dar sorte. Se for para arriscar jogue na mega sena, pelo menos o preço é menor que a inscrição do concurso.

Seja realista

Não adianta você querer passar num concurso com salário altíssimo e concorrência feroz se você não é, digamos, um gênio. Algumas vagas são para pessoas com QI acima da média, a prova tem que ser realizada sem erro. Se você é normal, opte por concursos normais.

Tenha foco

É realmente isso que você quer!? Então se planeje, não perca o foco e também não desista porque não conseguiu da primeira vez.

Artigos Relacionados:

Jônatas Rodrigues da Silva

Administrador na Universidade Federal de São Carlos e professor do Estado de São Paulo no Centro Paula Souza. Autor do livro Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação.

Outros textos de Jônatas Rodrigues da Silva

Adicionar comentário