Como ser mais produtivo no seu trabalho

Como ser mais produtivo no seu trabalho

Produtividade e sucesso normalmente andam juntos, já que quanto mais produtivo você for, mais o seu trabalho renderá e melhores serão os seus rendimentos. Por isso, pensar em como ser mais produtivo é pensar em como ser mais bem-sucedido, especialmente se você é dono doseu próprio negócio. O caminho até a elevação de produtividade, entretanto, pode ser bastante tortuoso se você não tiver um bom plano de como chegar até lá. É o seu caso? Então aprenda no nosso post de hoje como ser mais produtivo no seu trabalho. Vamos lá?

Planeje suas tarefas do dia

Sem planejamento é bem provável que você decida fazer tudo ao mesmo tempo e isso resultará em total falta de resultados. Quer mais produtividade? Então comece colocando no papel — ou quadro ou software — tudo o que você precisa fazer no dia.

Não deixe de colocar tarefas menores ou que parecem ser mais rápidas ou menos importantes, porque sem o planejamento correto elas podem tomar mais tempo do que deveriam. Ao fazer isso, você garantirá que nada será esquecido e que tudo será realizado no tempo certo.

Defina prioridades

Sabendo o que você precisa fazer para o dia é necessário que você defina prioridades. Tarefas menores ou que não demandem muito tempo devem ser feitas imediatamente e todas juntas, pois assim você garantirá o foco total nas tarefas maiores e mais trabalhosas.

A seguir, estabeleça as prioridades. Para isso, basta que você pense no prazo do projeto como um todo. O que precisa ser entregue no dia deve passar à frente do que pode ser entregue até o final da semana, por exemplo. Tarefas mais importantes devem ser realizadas primeiro, assim como as mais complexas.

Use ferramentas e aplicativos

Você não precisa fazer tudo de cabeça e inclusive é recomendado que não o faça, já que pode terminar se esquecendo de algo importante. Por isso, procure usar ferramentas e aplicativos específicos para ajudar na sua produtividade.

Dispositivos que permitam que você faça um checklist, por exemplo, serão importantes para que você não se esqueça de realizar nada. Um calendário na nuvem e integrado, por sua vez, garantirá que você controle seus compromissos de qualquer lugar. Já um gerenciador de tempo ajudará a identificar se uma tarefa está demorando mais do que deveria.

Estabeleça metas

Somente saber o que e quando fazer não é o suficiente, já que você precisa saber o quanto precisa fazer. Por isso, estabeleça metas para que seus projetos sejam concluídos a tempo e para que você aprenda de fato como ser mais produtivo no trabalho.

Se um projeto possui cinco módulos diferentes e tem prazo para a semana que vem, por exemplo, estabeleça a meta de concluir cerca de um módulo por dia da semana. Ao fazer isso, você se certificará de que todo o projeto será concluído sem que você precise trabalhar de maneira excessiva. A produtividade está ligada à boa utilização do tempo e não necessariamente ao volume de coisas que você consegue fazer em tempo hábil — lembre-se disso.

Combata as distrações

Colocar essas dicas em prática não será possível se você continuar deixando a procrastinaçãovencê-lo. É essencial que você resista às distrações, como interrupções para conversas ou tarefas não relacionadas ao trabalho.

Quanto mais distrações você tiver, mais propenso a procrastinar e deixar sempre para depois você estará. Por isso, evite os descuidos o máximo que puder para garantir que você possa cumprir todas as suas obrigações como o planejado.

Para ser mais produtivo é preciso começar com uma boa organização e planejamento. Utilizar ferramentas e aplicativos ajuda em todo esse processo, assim como na definição de metas. Para poder alcançar o nível de produtividade desejado, entretanto, é necessário que você elimine a procrastinação. Assim, combater as distrações é fundamental.

Agora que você já sabe como ser mais produtivo no seu trabalho, compartilhe conosco outras técnicas que você utilize. E curta a nossa página no Facebook, para ficar por dentro de nossas dicas também nas redes sociais!