19 de junho de 2019

Conheça 5 principais dicas para passar em concursos

conheca 5 principais dicas para passar em concursos Conheça 5 principais dicas para passar em concursos

Ser aprovado em um concurso público depende basicamente do esforço e da qualificação de cada candidato. Obter êxito ao disputar um cargo público com centenas ou milhares de pessoas pode ser muito mais fácil se você estiver atento a alguns detalhes que irão otimizar o seu tempo e melhorar a assimilação dos conteúdos programáticos.

Pensando nisso, no post de hoje, selecionamos as cinco principais dicas para passar em concursos. As práticas abaixo irão ajudá-lo na sua preparação para essa importante etapa em sua carreira. Continue a leitura!

Tenha um plano

Ter uma ideia a respeito do cargo almejado, grau de dificuldade do concurso e, principalmente, o tempo que você tem até a data da prova são detalhes que fazem toda a diferença para que você atinja êxito em seu propósito.

Por isso, não perca tempo e comece a estudar o quanto antes! Experimente realizar provas anteriores do mesmo cargo no qual você pretende ingressar e participe de fóruns de discussão, onde os concurseiros trocam experiências e materiais.

Foque no seu objetivo e mantenha a disciplina

O ideal é começar sua preparação para o concurso meses antes de haver a divulgação do edital. Porém, principalmente após a data da prova do seu concurso ser divulgada, uma corrida contra o tempo é iniciada — e cada segundo torna-se ainda mais valioso para que você abra uma margem significativa de vantagem em relação aos outros candidatos.

Assim, é essencial otimizar o tempo. Comece fazendo um cronograma com as suas tarefas e responsabilidades, organizando tudo de uma forma consciente. Assim, além de conseguir estudar com qualidade, você também conseguirá encaixar tempo para atividades necessárias para que você não surte até o dia da prova, como a prática de exercícios físicos e momentos de lazer.

Fuja das distrações

Manter o comprometimento com os estudos a todo momento pode ser difícil — principalmente com tantas distrações existentes, como televisão, videogames, internet e, claro, as redes sociais.

Portanto, respeite seu cronograma e tenha consciência de que toda a abdicação da diversão e entretenimento que você está fazendo agora é algo passageiro. Esse certamente será um bom argumento para colocá-lo de volta ao eixo e ajudá-lo a focar-se nos seus estudos!

Aqui, vale ressaltar a importância de desligar os aparelhos eletrônicos que possam tirar o seu foco enquanto você estiver estudando. Se isso não for possível, feche todas as abas do seu navegador que sejam supérfluas — como, por exemplo, o Facebook — e esconda o celular, evitando distrações como o WhatsApp.

Mantenha o seu local de estudos organizado

Essa dica vale para quem gosta de estudar na sala, enquanto toda a família conversa em frente à TV ligada! É importante buscar um lugar agradável e silencioso para os estudos. Organize o espaço com seus livros, apostilas e materiais de forma que o acesso seja fácil — e ajeite tudo ao seu redor para que o ambiente se torne confortável para que você possa estudar tranquilamente.

Prime pela qualidade, não pela quantidade

Aqui vale a máxima de que quantidade não significa qualidade! Mesmo que você tenha 10 horas livres durante o seu dia, não é necessário estudar todo esse tempo. Afinal, após algumas horas de estudo, o cérebro já não retém mais tanta informação, tornando o seu esforço desnecessário e inútil.

Por isso, busque estudar naqueles momentos em que o seu cérebro esteja mais disposto, como nas primeiras horas da manhã, e experimente fazer pausas para realizar outras coisas, como uma atividade física, alimentar-se e (por que não?) tirar um cochilo.

Aliás, o sono é um grande aliado do cérebro, contribuindo muito para que os seus estudos ao longo dos dias tornem-se melhores! Então, nada de atravessar a madrugada estudando para o seu concurso. Durma com qualidade para aproveitar melhor os conteúdos no dia seguinte e, assim, chegar no dia da prova com todo o conhecimento necessário para ser aprovado na ponta do lápis.

E então, gostou das nossas dicas para passar em concursos? Pronto para arrasar nos estudos e na prova? Tem outras sugestões ou dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário e conte tudo pra gente!

Artigos Relacionados:

Efetividade Finanças Pessoais

Outros textos de Efetividade Finanças Pessoais

Adicionar comentário