Aprenda 5 técnicas para memorização mais eficiente

Aprenda 5 técnicas para memorização mais eficiente

À primeira vista, aquela matéria que você estudou e que possui tantos detalhes parecia fácil de decorar e assimilar. Porém, a demanda cada vez mais complexa e quilométrica de assuntos para provas, concursos e no dia a dia do trabalho lhe mostram que, não importa o quanto você se empenhe, o tempo dedicado aos estudos e aos projetos pessoais e profissionais tem se mostrado insuficiente.

Você se identificou com o que acabou de ler, não é mesmo? E se lhe disséssemos que existem técnicas para memorização que tornarão seus esforços mais eficientes? Continue a leitura e conheça-os agora mesmo!

Organizar e anotar

O primeiro passo para vencer aquele “branco na memória” é se preparar previamente. Manter o foco pode ser difícil em uma rotina corrida, principalmente, bagunçada. Pare e pense por onde começar a organizar, seja a sua mesa de estudo ou de trabalho. Em seguida, monte um cronograma e estabeleça horários para estimular a sua concentração.

E você já parou para pensar que um plano de estudos ou de tarefas do trabalho pode se estender para a sua vida pessoal?

Repetição

Ler uma vez pode não ser o suficiente para você. Estudar e compreender novos assuntos requer mais do que dedicação e tempo, precisa de repetição.

Então, para que você possa fixar um conteúdo de maneira mais eficaz, tenha em mente que uma das técnicas para memorização com maior impacto no seu aprendizado é o ato de repetir. Tente sempre reproduzir para si mesmo o que acabou ler. Experimente fazer isso a cada nova página folheada, até que consiga se recordar do que viu anteriormente sem dificuldades.

Lembretes programados

Se você está estudando um conteúdo muito extenso, uma ótima opção é fracioná-lo em tópicos curtos que, por sua vez, possam virar lembretes. Como? É muito simples!

Estude e faça suas anotações. Ao terminar, separe o que você mais precisa fixar, escreva esse conteúdo em bilhetes e espalhe-os em locais estratégicos da casa, como a geladeira, a porta do seu quarto ou o espelho do banheiro. Assim, cada vez que você passar por esses lugares, terá contato com o conteúdo. Essa exposição constante manterá os assuntos frescos em sua memória!

Associações

Para muitas pessoas, memorizar pode ser uma tarefa difícil — e isso acontece pela falta de associações com a sua rotina. Determinados tópicos da sua leitura podem se transformar em palavras-chave da essência do que você estudou, garantindo o êxito que você procura. Por isso, use e abuse de acrônimos para assimilar assuntos e decorar questões de pouca usabilidade.

Intervalos

Para que você esteja apto a colocar nossas técnicas para memorização em prática, lembre-se que é essencial se alimentar e dormir bem. Por isso, quando se sentir cansado, permita-se fazer um intervalo e descansar a cabeça. Tire alguns minutos para relaxar e aliviar a mente, levante-se, estique o corpo e tome um copo de água sem pressa. Só assim você conseguirá assimilar tudo o que estuda com clareza.

Grande abraço e até a próxima!