Coração, Inteligência, Coragem e Sorte

Coração, Inteligência, Coragem e Sorte

Recebi da editora MBooks o livro Coração, Inteligência, Coragem e Sorte: o que é preciso para ser um empreendedor e um grande construtor de negócios.

O livro é excelente.

Ter Coração é ter propósito e paixão. É preciso sacrifícios também. “Percebemos imediatamente quando estamos ao lado de uma pessoa predominantemente coração. A paixão dela por sua ideia é contagiante…”.

A Inteligência é divida em prática, interpessoal e criativa. Porém para os autores o quesito inteligência é o menos importante. Concordo com eles. A inteligência ilumina o caminho, mas não faz ninguém caminhar. Inteligência sem outros requisitos não serve para muita coisa.

É preciso Coragem para iniciar, persistir e evoluir. Empreendedores são corajosos, pois é preciso aceitar o risco e experimentar o novo. O agir exige coragem. Todo empreendimento é um risco inerente, é possível mitigá-lo, mas eliminá-lo é impossível. Por isto é preciso coragem para empreender.

Gostei da forma que os autores abordam a Sorte. Para eles Sorte tem ligação com humildade, curiosidade intelectual e otimismo. Eles fazem separação da sorte circunstancial da sorte influenciada. É preciso ter uma atitude de sorte. Uma rede de contatos ajuda você a ter sorte. Quem tem sorte tem curiosidade intelectual, lê, explora, discute, testa, descarta, escolhe. Aí algumas vezes a sorte sorri.

Coração, Inteligência, Coragem e Sorte não é um livro para ser lido e esquecido. Este é um daqueles livros que devemos ler, depois reler fazendo anotações e sempre o ter por perto para absorver mais algum ensinamento ao reler trechos.

Adorei o livro, ele ganhou espaço especial em minha estante.