Um passa-a-passo de como comprar um título público

Um passa-a-passo de como comprar um título público

O brasileiro é muito desinformado quando o assunto é investimento. Investir no Tesouro Direto é mais seguro e duas vezes mais rentável que a caderneta de poupança. Neste artigo você verá um passa-a-passo de como comprar um título público.

O investimento mais conhecido do brasileiro remunera o poupador em 6% ao ano. Já um título pré-fixado da dívida pública brasileira (LTN) paga mais de 12% ao ano. Mas mesmo assim o brasileiro insiste em deixar o dinheiro na poupança.

Alguns por simplesmente desconhecerem que é possível emprestar ao nosso endividado governo. Outros por comodismo ou medo do novo.

Investir no Tesouro Direto é simples e seguro. Você começa abrindo uma conta investimento em uma corretora. O processo é todo online. Clicando aqui você será direcionado para a página do Tesouro que lista nominalmente as corretoras certificadas. Algumas delas não cobram taxa alguma.

Depois de escolher a corretora você precisa acessar seu site e realizar o cadastro.

O próximo passo é imprimir a ficha cadastral e enviar pelo correio junto com as fotocópias de seus documentos pessoais. Também é possível scannear tudo e enviar por e-mail. Mais fácil e rápido para quem tem um scanner.

Quando seu cadastro for aprovado a corretora lhe envia por e-mail sua senha de acesso ao site de investimento do Tesouro Direto.

Você acessa o site e clica em “investir agora”. Assim é direcionado à tela de login. Clique aqui para ser direcionado direto à página de login.

Ao realizar o login você é direcionado à tela abaixo que lhe apresenta os títulos disponíveis para compra.

Figura1

Clique em “comprar” no menu à esquerda. A tela abaixa se apresenta:

Você clicando no desenho da lupa escolhe sua corretora. Uma nova tela, agora mostrando o valor de cada um dos títulos, é apresentada:

Escolha o título desejado e clique no botão comprar que fica à direita dele. Assim você é direcionado a uma nova tela (veja abaixo). Na tela é mostrado o valor inteiro do título e o campo para você digitar a quantidade que deseja comprar está disponível. É possível comprar variações de 10% de um título. Você poderá comprar 10%, 20%, 30% de um título ou mesmo mais de um título e porcentagens de um segundo, terceiro ou quarto título, por exemplo.

Na minha simulação eu cliquei em uma LTN e após escolher comprar um título inteiro digitando o número 1 cliquei no botão “calcular total”. O valor total incluindo as taxas é apresentado:

Observe que pouco mais de R$ 1,00 é a taxa do agente de custódia. Minha corretora cobra taxa de 0,20%. Como falei acima há corretoras que cobram taxa zero. Verifique se tudo está dentro dos conformes e estando ok clique no botão “Incluir Títulos na cesta”. A próxima tela é a de confirmação da compra:

Clique no botão “confirmar compra” e pronto, você acaba de comprar títulos da dívida pública federal.

Simples assim.

Bom final de semana!