Dicas para a hora de fazer seguro do seu automóvel

Dicas para a hora de fazer seguro do seu automóvel

Businessman's hand holding a carO seguro de seu automóvel é um item quase que obrigatório nos dias de hoje, principalmente para os motoristas que vivem nos grandes centros urbanos do país. Afinal, essa é a maneira mais fácil de evitar aborrecimentos e despesas inesperadas com roubos, colisões e outros sinistros

O grande segredo para encontrar um bom seguro é pesquisar bastante para achar os melhores serviços e o prêmio mais em conta a ser pago pelo segurado, entre as possibilidades que se enquadram à situação legítima do veículo.

Porém, há alguns fatores a que você deve dar atenção para evitar erros que não podem ser cometidos. Saiba mais sobre o assunto a seguir!

Opte pela cobertura contra roubo, furto e colisão

Roubo, furto e colisão representam boa parte dos sinistros que ocorrem no Brasil. Justamente por isso, também resumem a maior parte do preço de uma apólice de seguro, o que pode vir a significar até 80% ou 90% de seu valor. Preste muita atenção nos serviços que vêm embutidos nas propostas iniciais. Se você de fato quer pagar o mínimo possível, corte-os e fique somente com a cobertura mais relevante. Se o seu veículo for novo e recém-saído da concessionária, é possível que já conte com assistência do fabricante e não precise de guincho 24 horas ou de assistência mecânica oferecida pela seguradora.

Avalie bem os seus riscos reais

Você até pode querer poupar e contratar o mínimo possível de cobertura. Mas, sempre antes de contratar uma seguradora, avalie bem os riscos aos quais você está exposto. Se a região em que reside sofre constantemente com alagamentos, por exemplo, é conveniente que contrate uma proteção contra este tipo de sinistro, além dos delitos contra a propriedade e colisões.

Não minta para seu corretor

Quando o corretor vai fazer a cotação específica para seu carro, ele precisará se basear em um grande levantamento de informações para identificar o seu perfil, as características de uso e as condições do veículo. Nessa ocasião, contar “pequenas” mentiras ou esquecer detalhes que, a seu ver, parecem insignificantes, no futuro pode ser motivo de grandes problemas. Normalmente o motorista tenta esconder certas situações para pagar menos, como o fato de seu carro ficar estacionado na rua ou de que divide a direção com os filhos jovens. Porém, saiba que a seguradora tem seus especialistas e investigadores, e uma fraude descoberta pode colocar em risco o recebimento de sua indenização.

Mantenha uma boa relação com o corretor

Por lei, a venda de seguros deve ser intermediada por um corretor. E já que este profissional é indispensável para a contratação do seguro, por que não usá-lo como seu aliado? Você deveria aproveitar seu conhecimento para chegar ao melhor negócio para você e seu carro, solicitando a análise do corretor para riscos e ajudando-o a encontrar a melhor proposta para seu caso.

Faça pesquisas em sites de seguros

Pode até parecer difícil encontrar diferenças expressivas entre um corretor de seguro o outro, tanto no que se refere aos preços quanto aos serviços oferecidos, mas saiba que existem sites na internet que fazem o mesmo trabalho de forma simples segura e eficiente. Enquanto sua corretora só funciona dias de semanas e em horário comercial, existem sites que possuem atendimento 24 horas por dia e prestam um serviço de pós venda de excelência.

Caso você não saiba o serviço oferecido por estes sites é o mesmo oferecido pelo seu corretor, ambos apenas fazem o intermédio da negociação entre você cliente, e a seguradora. Experiente realizar a cotação de um seguro em uma corretora e em seguida, fazer um orçamento do mesmo seguro, com as mesmas características, em um destes sites de seguro na internet. Existem casos em que a diferença de valor pode passar os 50%, isto tudo porque os sites possuem custos muito menores para manter os seus serviços funcionando, eles não gastam por exemplo com aluguel de um ponto comercial. Se você não conhece nenhum site confiável, procure no Google por Minuto Seguros, a mais de 3 anos só faço meus seguros neste site.

Escolha uma seguradora japonesa

Por último, prefira as seguradoras que tenham um bom nome no mercado e que você possa confiar, em geral as seguradoras japonesas são as melhores e mais baratas, se você possui um Honda ou Toyota o valor será ainda mais em conta caso escolha uma seguradora japonesa.

Espero que tenham gostado das dicas.

Grande abraço!