25 de junho de 2019

Entenda as crises e suas oportunidades

Entenda por que as crises são cíclicas e oferecem oportunidades 300x200 Entenda as crises e suas oportunidadesÉ normal bater certo desânimo e ficar sem saber que rumo tomar quando olhamos para momentos de crise econômica e grandes apertos financeiros, não é mesmo? No entanto, é fato que as crises são cíclicas e podem esconder grandes oportunidades de negócio. Nesse sentido, que tal entender um pouco mais sobre o assunto para ficar mais atento para negócios inovadores que podem surgir nesses momentos? Pois confira agora mesmo o post a seguir:

Por que as crises são cíclicas

A ideia de que as crises são cíclicas tem base nas teorias do filósofo alemão Karl Marx e significa que haveria momentos naturais no capitalismo em que ocorreria uma superprodução de capital, com mais lucros e investimentos reduzidos, alternando-se com épocas em que seria preciso gastar mais para vencer a concorrência crescente e conseguir ter êxito sobre as eventuais dificuldades.

Isso pode ser explicado com o seguinte exemplo: quando um empreendedor moderniza sua empresa, adquirindo novos maquinários e processos de produção, ele pode contar com menos mão de obra. Outros empreendedores fazem o mesmo para conseguirem se manter no mercado, e o crescente desemprego diminui o poder de compra da sociedade, de modo a instaurar-se a crise.

No entanto, essa mesma crise carrega em si um poder de modernização, porque a partir dela surgem novas demandas e desejos de consumo, que podem ser cobertos por inovações e novas soluções de mercado — que, por sua vez, podem ser feitas inclusive pelos desempregados da crise que se tornam novos empreendedores.

Como se preparar para enfrentar as crises

Sempre se preparar para o pior e montar bases sólidas para a empresa é uma boa estratégia para que o empreendedor consiga fazer com que seu negócio se mantenha mais tempo. Portanto, nas análises que vão fundamentar suas tomadas de decisões, dê muita atenção para todas as perspectivas dos cenários futuros e mantenha-se disposto para enfrentar as eventuais dificuldades que possam vir a surgir. Você já vai eliminar, ao menos, o fator surpresa, e vai poder contar com planos de reserva se a situação apertar.

Sabendo aproveitar as eventuais oportunidades dentro das crises

Em tempos de crise, deve-se agir com os pés no chão: é essencial ter cautela com os gastos da empresa para que o negócio não corra o risco de precisar fechar suas portas no futuro. E é justamente essa cautela que faz com que as oportunidades surjam: se precavendo da crise, a empresa cria uma brecha para que possa fazer investimentos e aumentar sua produtividade. Essa pode ser, inclusive, a ocasião mais propícia para começar a oferecer soluções voltadas para determinados nichos de mercado ou inovar em seus produtos ou serviços, para se destacar no mercado.

Em conclusão, é importante que se preste muita atenção nos sinais e na análise do cenário econômico, levando em conta os variados fatores da atual situação e do que se espera para o futuro a curto e longo prazo.Afinal de contas, pode ser que oportunidades de ouro surjam nos períodos que menos se espera. Quem sabe você não consegue encontrar um novo nicho de mercado ou uma solução inovadora que transforme um momento difícil em uma realização de grande êxito?

E então, ainda ficou com alguma dúvida? Compartilhe a sua opinião através dos comentários!

 

Artigos Relacionados:

Efetividade Finanças Pessoais

Outros textos de Efetividade Finanças Pessoais

Adicionar comentário