Diploma não serve para nada

Diploma não serve para nada

Vou te contar um segredinho. Diploma não serve para nada. É apenas um pedaço de papel que mostra que você foi capaz de começar e terminar um curso.

Empresas querem resultados, o que vale é o que você entrega de valor, é o retorno que suas ações trazem para a organização.

Com exceção de cargos públicos que muitas vezes lhe remuneram pelo título apresentado, as empresas remuneram seus colaboradores por resultados alcançados, ideias de valor e capacidade futura de gerar mais resultados. Pouco importa seu diploma de graduação ou mesmo de pós-graduação. Títulos lhe renderão entrevistas, talvez até uma contratação, mas a perpetuidade no cargo só acontecerá com competência demostrada dia-a-dia.

Já realizei mais de uma centena de entrevistas de seleção para selecionar profissionais para diversas funções, nunca solicitei que candidato algum me confirmasse através de um diploma à competência que ele alegava ter em seu currículo. A confirmação acontecia através de testes e perguntas específicas que obrigavam ao candidato demostrar competência.

Muitos ficam preocupados em como colocar no currículo cursos de informática e idiomas aos quais ele não tem certificado de conclusão. Esqueçam certificados, quem está se importando com eles? Coloque em seu currículo as ferramentas que você domina, não importando a forma que você a aprendeu. Pouco importa se você aprendeu Excel num curso formal ou baixando apostilas na Internet e “fuçando” no software. O que quero saber é se você domina ou não o programa, onde você o aprendeu não fará diferença alguma no resultado final.

Olha, veja bem, não estou dizendo que você não deve estudar; graduar-se, fazer pós-graduação e outros cursos formais. O que estou afirmando é que você não será remunerado por ter realizado tais cursos e sim pela habilidade em transformar o conhecer teórico em vantagem competividade para a empresa. De forma mais direta, você será remunerado pela capacidade em gerar dinheiro.

Com o mercado de trabalho competitivo de hoje a qualificação formal é apenas o início. É o que você deve possuir para pelo menos ser chamado para uma entrevista de emprego. Pronto, as utilidades de seus títulos acabam aí, daí para frente eles perderam todo o valor e você terá que demostrar que é capaz de gerar resultados ao longo do tempo, resultados esses cada vez melhores e mais expressivos ao longo dos anos.

Comecei lhe contando um segredo e vou terminar lhe dando um conselho. Estude. Mas realmente aprenda, não importa se de maneira formal ou sendo um autodidata, o importante é você agregar competência. Agora você sabe quais são as competências que as empresas mais valorizam? Você sabe o que realmente deve conhecer para ser diferente, para ser um profissional disputado? Não!? Eu lhe conto amanhã em novo artigo.

Boa semana!