Competências de um profissional diferenciado

Competências de um profissional diferenciado

Como prometi ontem, hoje escrevo sobre as competências que as organizações esperaram de seus colaboradores.

Mas, o que é competência?

Competência é a junção de conhecimento, habilidade e atitude. Já escrevi sobre isso outro dia, leia clicando aqui.

Uma competência essencial é saber se expressar através da escrita de maneira objetiva, clara e sucinta. Escrever bem é dever de qualquer profissional. Erros ortográficos não é o maior problema, eles são facilmente corrigidos, o problema é não saber se expressar, é não saber colocar no papel o que está na mente. Você deve ser capaz de explicitar o que é tácito, o que está na sua mente. Esta é uma habilidade que deve ser treinada, mas que a cada dia tem sido evitada pelos estudantes. É comum eu ouvir dos meus alunos: “Mas, professor, não posso te explicar o que estou pensando ao invés de escrever?”. A resposta é não. Você realmente deve ser capaz de colocar suas ideias no papel.

Falar bem e em público. Outra habilidade muito admirada é a capacidade da articulação oral. Não só falar, mas ser compreendido. Muitos falam, falam, falam, mas não transmitem nada. Você deve ser capaz de se expressar com eloquência e maestria tendo conteúdo, objetividade e ainda ser cativante e persuasivo. Não é fácil, eu sei, mas é questão de treino também, estudo e treino. Disponibilizei para download uma mini-apostila de oratória há alguns dias, você faz o download dela clicando aqui.

Ser um bom negociador/vendedor. Não adianta apenas saber fazer, é importante saber vender o que você fez. Habilidades mercadologias são imprescindíveis. Saber negociar é fundamental. Vou dar um exemplo tosco, mas fácil de entender. Nós temos uma tendência de nunca fazer duas negações seguidas para a mesma pessoa. Quando eu lecionava para adolescentes (hoje trabalho apenas com adultos) ensinava uma técnica de como eles “tirarem” grana do pai para ir à balada. A técnica é assim:

> > Pai, me arruma 500,00 para eu comprar o tênis tal tal tal? > > > > Quanto? > > > > 500,00. > > > > É claro que não filho, tá maluco? pagar tudo isso em um tênis. > > > > Ah, pai. O tênis é lindo, confortável e todos os meus amigos usam. Só eu não tenho. > > > > Filho, você não é seus amigos, sem chance. Não tenho 500,00 para dar num tênis. > >

Tudo bem, você aceita o não, fica na sua e volta a falar com seu pai dali 30 minutos.

> > Pai, estou querendo sair hoje à noite, me arruma 25 reais? > >

Ele não irá negar, sabe por quê? Porque a pouco lhe negou um tênis de 500 reais. Na empresa as coisas acontecem de forma semelhante, é claro que com as devidas proporções. Você deve ser habilidoso para negociar. Não queira enfiar um projeto goela abaixo no seu gerente, vá aos poucos, estude o momento, o humor, o dia certo. Aprenda a vender.

Seja inovativo, saia da mesmice, arrisque. Inovar é fazer diferente. Alcance resultados agregando valor ao processo, a atividade executada. Os primeiros meses de trabalho em uma organização se bem aproveitados podem render bons frutos ao longo dos próximos meses e até mesmo anos. Ao chegar à empresa o novo funcionário ainda não conhece os vícios organizacionais, é a chance de olhar criticamente tudo que é feito e pensar no que pode ser inovado de forma a trazer vantagens para a empresa. Uma dica: anote tudo. Aí ao longo dos meses você vai tentando mudar, inovar aos poucos. Não seja afoito, não queria mudar tudo do dia para a noite, vá aos poucos, gradativamente e progressivamente. Faça parcerias, ganhe agregados para as suas novas ideias.

Seja proativo, esteja sempre disponível. Sabe jogador de futebol que se esconde no campo!? Raramente o narrador fala o nome dele, você não consegue nem ao menos definir se ele jogou bem ou mal, simplesmente porque ele não aparece para o jogo. Existem profissionais assim, sempre estão escondidos, não erram nunca, mas também não acertam nunca. Ser proativo é fazer a coisa acontecer, é assumir a responsabilidade, é ser o batedor de pênalti do time.

Jogue para o time. Ninguém faz nada sozinho lembre-se disso. O bom profissional se destaca através de sua equipe. Você se destaca quando sua equipe é destaque. Trabalhar bem e em harmonia com a equipe é fundamental.

Tome a decisão e não fique em cima do muro. E ao tomar a decisão assuma as consequências dela, sejam quais for. Há momentos que alguém tem que chamar a responsabilidade e decidir, e nesta hora é que o profissional diferente aparece e se faz presente.

Eu nem vou falar do domínio da informática, de um segundo idioma e de ter uma boa aparência e ser bem humorado.

Essas são competências gerais, ainda existem competências pontuais, aquelas exigidas no ramo de atuação ao qual o profissional atua ou deseja atuar. Amanhã escrevo sobre elas.

Abraço!