18 de novembro de 2017

É possível investir em ações com pouco dinheiro?

97694 e possivel investir em acoes com pouco dinheiro e1498757446106 É possível investir em ações com pouco dinheiro?

Não são poucas as pessoas que perdem ótimas oportunidades por acreditarem que não é possível investir em ações com pouco dinheiro. É verdade que as bolsas de valores operam com montantes altíssimos, mas existem alternativas muito interessantes para quem quer iniciar seus investimentos com valores mais baixos.

Para ter sucesso no mercado de ações, o aprendizado deve ser constante e, felizmente, existem bons materiais disponíveis. Nada supera, entretanto, a experiência prática, que você só adquire quando começa realmente a investir.

Vale ressaltar que a escolha de uma corretora de valores confiável é essencial para quem vai investir na bolsa de valores.

Além de pesquisar sobre a reputação da corretora, é recomendável conferir fatores como a qualidade do atendimento, as taxas de corretagem praticadas e o home broker, que é a plataforma de investimentos on-line.

Neste post, vamos apresentar quatro opções para você começar a investir em ações com pouco dinheiro. Confira:

1. Fundo de ações

O fundo de ações é apontado como o caminho mais simples para quem pretende ingressar na bolsa de valores.

Ideal para quem ainda não possui conhecimento suficiente, o fundo de ações conta com a figura do gestor, que será responsável por escolher as ações e aplicar o dinheiro dos investidores.

Sem a responsabilidade de cuidar das ações, você não precisará dedicar tanto tempo acompanhando o fundo e aproveita para estudar melhor o mercado. O pagamento do imposto de renda também é simplificado, pois não envolve tanta burocracia, como nos investimentos diretos.

Em contrapartida, durante o tempo em que o recurso estiver aplicado, você não terá nenhum controle sobre o dinheiro. Vale mencionar também a taxa de administração, que será cobrada, sejam quais forem os resultados dos fundos.

2. Exchange Traded Funds (ETFs)

Os ETFs crescem cada vez mais em popularidade e chegam a ser apontados como os sucessores dos fundos de ações. A principal característica que os diferencia é o fato de terem seu desempenho atrelado a indicadores, ou seja, são fundos de índices comercializados como ações.

Além disso, nos ETFs as taxas de administração são sensivelmente mais baratas, limitadas a taxas decimais.

Como os ETFs replicam a carteira teórica de um índice de mercado, não limitada às ações de uma empresa, você estará diversificando os seus investimentos, o que é importante para quem está começando. Aliás, por ter custo mais baixo, os ETFs são mais lucrativos.

Outra vantagem é que, uma vez que as transações são feitas diretamente pelo home broker, o nível de aprendizado é maior, se comparado aos fundos de ações.

3. Clubes de investimento

Assim como nos fundos de ações, os clubes de investimento têm seu patrimônio dividido em cotas. Formados por pessoas físicas, não é raro encontrar clubes formados por familiares, colegas de trabalho ou amigos, sempre com objetivos em comum.

Estão entre as vantagens dos clubes de investimento os custos menores, visto que a gestão é mais enxuta e a taxa de administração é mais baixa. Há uma flexibilidade maior para adequar os investimentos ao perfil do grupo. O investidor tem maior poder de decisão, ao contrário do que acontece nos fundos.

Para criar um clube de investimentos, é preciso obter registro junto à BM&F Bovespa. Já a operacionalização depende de uma corretora, responsável por toda a parte burocrática.

4. Mercado fracionário

No mercado fracionário, são negociadas frações de lotes de ações, que no mercado à vista são vendidos apenas em lotes fechados. Assim, fica mais fácil para que investidores com menos recursos possam ingressar na bolsa. É possível, inclusive, adquirir frações aos poucos, até fechar um lote padrão e negociá-lo como tal.

É preciso ter cuidado com a liquidez, menor no mercado fracionário. Atenção também à taxa de corretagem, que pode levar um percentual expressivo do investimento. Quanto maior o valor investido, mais diluída será a taxa.

Como vimos, existem várias opções para quem deseja investir em ações com pouco dinheiro. Comece o quanto antes e não deixe de investir no aprendizado, essencial para a sua evolução no mercado de ações.

Gostou do artigo? Curta a nossa página no Facebook. Assim,você poderá conferir as nossas novidades e conteúdos como este.

Artigos Relacionados:

Efetividade Finanças Pessoais

Outros textos de Efetividade Finanças Pessoais

Adicionar comentário