14 de novembro de 2018

A educação financeira e a sua influência na tomada de decisões

a educacao financeira e a sua influencia na tomada de decisoes e1530030734919 A educação financeira e a sua influência na tomada de decisões

A educação financeira e a sua influência na tomada de decisões

Quantos produtos você comprou e não gostou daquilo que recebeu? Quantas vezes você perdeu a data do pagamento de um boleto e teve que lidar com os juros? Quantas lâmpadas você esqueceu de apagar antes de sair? Quantas vezes já teve aquela sensação de que o seu salário simplesmente desapareceu, e você não faz ideia de como isso aconteceu? Essas são algumas perguntas que as pessoas deviam fazer a si mesmas para começarem a entender a importância da educação financeira.

Equilíbrio financeiro

Ir atrás de um estilo de vida com mais qualidade e conforto para o presente e também para o futuro envolve fatores, entre eles estabelecer objetivos que podem apresentar valores e prazos diferentes. Para muitos, este processo é artificial, porque a sociedade não sabe lidar com o próprio dinheiro, ou seja, os indivíduos não foram educados financeiramente por suas famílias e nem nas escolas.

Por isso, a Educação Financeira é muito mais que aprender a gastar menos, investir ou economizar dinheiro. É alcançar uma segurança econômica necessária para aproveitar as oportunidades e ao mesmo tempo ter uma segurança para algumas despesas que podem ser classificadas como imprevistas. Chegar a esse equilíbrio na vida financeira pode ser considerado complexo, mas o importante é iniciar este processo e não desistir. Não há soluções imediatas, mas mesmo que não pareça, em longo prazo os resultados serão surpreendentemente positivos.

Gerenciamento das finanças pessoais

Conduzir as finanças pessoais exige mudança de atitude, porque, afinal praticamente todas as suas ações envolvem dinheiro, o que influencia muito em qualquer decisão a ser tomada. Por exemplo, fazer uma viagem, comprar ou trocar de carro, comprar um imóvel e até mesmo uma simples saída com os amigos para jantar. Na maioria dos casos, as pessoas sabem o quanto ganham, mas não sabem o quanto e nem onde gastam, ocasionando dívidas. Por isso, fazer um controle financeiro é essencial, anotando todas as entradas e saídas do seu dinheiro, definindo orçamentos de acordo com a análise de suas despesas e receitas, estabelecendo metas e objetivos de curto, médio e longo prazo, são ações fundamentais.

Para ajudar na gestão dessas economias domésticas ou até mesmo empresariais, é recomendado um sistema de controle financeiro, ou seja, um site, software ou até mesmo uma planilha responsável por gerenciar seus gastos e investimentos. O aplicativo “Meu Dinheiro” é uma opção, porque é completo, fácil de usar, e tem um excelente custo benefício do mercado, com planos gratuitos e pagos (mais completos). Ele oferece vários recursos como, por exemplo, o gerenciamento exato das despesas dos cartões de crédito, controle do orçamento por meio das metas, ajudando a definir objetivos nas finanças de médio e longo prazo, auxiliando na criação de projetos para saber exatamente quanto gastou em determinada situação, disponibilizando um centro de custos e lucros, entre outras facilidades.

Educação financeira e a realização de sonhos

No entanto, não adianta toda essa ajuda para administrar suas finanças se caso não houver mudança de pensamento e de comportamento. Assim, ao constatar que suas despesas são realmente maiores que suas receitas, você pode fazer com que aumente as receitas e ao mesmo tempo tentar diminuir os gastos. Estabelecer prioridades, por meio de objetivos e organizar sua poupança também fazem parte de uma vida financeiramente saudável.
Sempre que tiver que decidir entre investir o seu dinheiro em algo ou não investir, lembre-se dos seus objetivos e de como a sua decisão vai afetar na aproximação dos seus objetivos ou no distanciamento deles. A educação financeira é uma ferramenta imprescindível para tornar os sonhos uma realidade.

Investimentos – quanto antes melhor

Quando você aprende a agir com disciplina nas suas finanças, você passa a ter um empregado, isto é, o seu dinheiro trabalha pra você, através de investimentos. Quanto mais economia fizer e investir, mais rápido você conseguirá atingir suas metas. Além do valor investido, é importante considerar o tempo de investimento, pois ele é como se fosse um propulsor para seus ganhos. Então quanto antes começar melhor, já que nunca é tarde para ganhar dinheiro. Por isso, procure reservar um tempinho para aprender sobre investimentos, a internet vai te ajudar e muito nisso. Assim você saberá qual é seu perfil de investidor e vai ficar por dentro do que é tesouro direto, taxa Selic e todas essas coisas do mercado financeiro.

Artigos Relacionados:

Adicionar comentário