Ensino e aprendizado

Ensino e aprendizado

A forma de ensino e aprendizado mudou. Ou pelo menos precisa mudar.

A velha fórmula do professor senhor do conhecimento que ensina alunos que aprendem de forma passiva não funciona mais.

O professor em pé em frente à lousa com seus alunos sentados com caneta e caderno ainda é a fórmula presente em escolas e universidades, mas este é um sistema que não está dando mais certo.

Com a Internet democratizando o aprendizado o professor deixou de ser senhor do conhecimento, ele deve ser um incentivador, um mediador, alguém que lidera a busca do aprendizado. Alunos não devem ser passivos, e sim corresponsáveis pelo conhecimento; questionar, pesquisar e procurar absorver não o conhecimento, pois este está disponível a todos, mas a experiência do professor em como transformar o conhecimento em vantagem competitiva para a carreira.

Perceba que quase tudo o que se ensina em aula está registrado, seja de forma impressa ou digital. O conteúdo está lá. A diferença não está mais entre saber ou não saber. A diferença acontece na forma que cada um usa o conhecimento, na forma que age para ser mais eficiente com o conhecimento que aprendeu. Ser proativo é fundamental.

Outra coisa é que a fase de professores teóricos acabou. Professores devem ter experiência prática do que ensinam, pois sabemos que teoria quase sempre na prática é outra. O bom professor é um misto de alguém com vivência prática, boa comunicação, humor e liderança. Ninguém mais tem paciência de ouvir professores chatos, donos da verdade, que falam sempre no mesmo tom e com exemplos de organizações estrangeiras que estão ilustrados nos livros didáticos.

Já os alunos devem entender que eles são responsáveis pelo aprendizado. Deixar de jogar a responsabilidade para os professores e assumir o controle de sua vida acadêmica. A educação é interativa e disciplinas são inter-relacionadas. O sucesso acontece pela interação dos diversos conhecimentos em prol de objetivos traçados. Só que objetivos são diferentes, cada um tem os seus. Cabe a cada aluno conduzir o seu aprendizado ao encontro de seus interesses. Volto a falar, se torne responsável e não alguém passivo.

Leia também: A situação do professor estadual do ensino fundamental e médio.