Compulsão em gastar é doença

Compulsão em gastar é doença

Todo mundo adora comprar. Em geral mulheres gostam de roupas e sapatos e homens são mais ligados a gadgets.

Algumas pessoas são mais controladas que outras e conseguem segurar mais o impulso gastão. Outras usam como tática sair de casa apenas com dinheiro vivo, sem cartão de crédito e talão de cheques.

Acho importantíssimo anotar todas as receitas e despesas em uma planilha eletrônica, assim temos uma “fotografia” real de onde está indo nosso dinheiro. No começo você precisa anotar seus gastos diariamente na planilha, com o passar dos meses você se acostuma e acaba escolhendo um dia apenas da semana para atualizar a planilha.

A relação com o dinheiro deve ser uma relação racional, emoção só atrapalha. Defina racionalmente o quanto pode gastar com cada coisa e siga a estratégia traçada. Veja artigo sobre o assunto clicando aqui.

O problema é quando a pessoa não consegue se conter e gasta além da conta. Se isso acontece de vez em quando é normal, afinal não somos robozinhos. Mas existem pessoas que não se contém nunca e isso passa a ser um problema.

Compulsão em gastar é doença e deve ser tratada. Há pessoas que quando estão tristes e deprimidas vão as compras. Tudo bem, você pode fazer isso, mas limitado aos valores que, racionalmente, destinou para este fim. Quando você passa a se endividar com parcelas e mais parcelas, com faturas do cartão de crédito que chegam e você não tem dinheiro para pagar ou com cheques pré-datados que não terão fundo, aí a coisa complicou e você deve procurar ajuda médica. Isso mesmo. Ajuda médica.

Existem psicólogos especialistas em tratamentos em compulsão em comprar. Admita seu problema e procure ajuda.

Conheço algumas pessoas que usam o limite do cheque especial como renda e pagam mensalmente juros exorbitantes ao banco. São pessoas que ganham bem, que gastam simplesmente pelo prazer de gastar. Compram roupas e outros objetos desnecessários, o prazer está no consumo e não no objeto a ser consumido. Se você é uma dessas pessoas procure ajuda. Admita o problema para si mesmo e procure um psicólogo.

Nosso orgulho em admitir que temos problema e precisamos de ajuda é real e não só em relação as finanças, isso acontece em todas as áreas.

Se você tem dívidas que fugiram do controle o conselho é o seguinte: negocie com seus credores. Se a dívida for no cartão de crédito e no cheque especial faça um empréstimo bancário e quite essas dívidas, os juros bancários são altos, mas bem menores do que os do cartão e cheque. Depois de equacionar suas dívidas trace um plano de recuperação financeira e siga-o a risca. Converse abertamente com alguém de confiança e peça ajuda. Se não for com um profissional da área médica financeira que seja com um amigo, mas admita o problema e corrija.

Boa sorte.