Espírito empreendedor: o que é e como cultivá-lo

Espírito empreendedor: o que é e como cultivá-lo

Um empreendedor é muito mais do que alguém que decidiu abrir seu próprio negócio, é alguém que reúne uma série de características que a conduz ao sucesso. Entretanto, isso não significa que algumas pessoas nascem prontas, pelo contrário, todos nós podemos desenvolver um espírito empreendedor.

Mas, para isso, precisamos saber o que é um espírito empreendedor. A partir daí, descobriremos como cultivá-lo e, assim, trilharemos nosso caminho para atingir nossos objetivos. Quer descobrir? Então vem com a gente!

O que é um espírito empreendedor?

Diferente do que algumas pessoas pensam, empreender não é uma tarefa fácil. Iniciar seu próprio negócio exige muita dedicação e perseverança, pois existem muitas dificuldades ao longo do caminho. Mas o que diferencia as pessoas que alcançam o sucesso das outras? Certamente, é o espírito empreendedor.

Podemos defini-lo como uma série de características e atitudes que levam as pessoas ao sucesso. São essas atitudes que dão suporte ao empreendedor e força para seguir em frente diante das dificuldades, além de ajudá-lo a pensar em soluções e ter iniciativa. Vamos descobrir quais são elas:

Quais são as principais características de quem tem espírito empreendedor?

1. Otimismo

Essa é, sem sombra de dúvidas, a mais importante entre as características dos empreendedores de sucesso. O caminho trilhado por quem começa seu negócio é árduo, e é fundamental manter o otimismo, pois só ele trará forças para acordar todo dia de manhã e seguir em frente, com soluções criativas para problemas difíceis.

Quem perde o otimismo perde também a motivação. E quando não há motivação, o negócio não vai para frente.

2. Capacidade de liderança

Para ser um empreendedor de sucesso é fundamental ter capacidade de liderança. Mesmo que você abra seu negócio próprio sozinho e permaneça assim por algum tempo, não há dúvidas de que haverá um momento em que será necessário liderar outras pessoas para que o empreendimento continue crescendo e se desenvolvendo.

Nesse momento, a habilidade para lidar com pessoas e guiá-las rumo a um objetivo em comum faz toda diferença.

3. Aptidão para riscos

Um jargão bem famoso do mercado financeiro diz que quanto maior é o risco, maiores são os ganhos inerentes a ele. De certa forma, isso também se aplica ao mundo do empreendedorismo. É claro que nem toda oportunidade de risco é benéfica, portanto, é fundamental que o empreendedor saiba calcular os prós e contras e tomar uma atitude.

Pessoas com espírito empreendedor jamais perdem uma boa oportunidade por medo dos riscos envolvidos.

4. Habilidade para tomar decisões

Já parou para imaginar quantas vezes um empreendedor precisa tomar decisões ao longo de sua jornada? É seguro afirmar que situações que demandam decisões acontecem diariamente e, sendo assim, não há como hesitar. Aqueles que possuem espírito empreendedor têm pulso firme e não fogem da responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, têm humildade para ouvir e considerar as opiniões de sua equipe.

Quem não tem essa habilidade perde muito tempo que poderia ser aproveitado para aprimorar o negócio.

5. Rede de networking

Não importa em qual setor você atue, quais produtos ou serviços você oferece ou a cidade onde você está: em vários momentos você precisará contar com parceiros para superar obstáculos. O que diferencia as pessoas com espírito empreendedor das outras é que as primeiras conhecem a importância do networking e trabalham para formar uma rede de contatos relevante.

Networking é isso: uma rede de contatos com a qual você possa contar sempre que necessário para dar um passo adiante no seu negócio.

Como cultivar um espírito empreendedor?

Você pode notar que nenhuma dessas características de quem tem espírito empreendedor são inalcançáveis. Para desenvolvê-las, o fundamental é ter atitude: muitas vezes você estará de frente com situações que demandam aptidão para riscos ou habilidade para tomar decisões, por exemplo, e deve ter atitude e encará-las.

Além disso, também é interessante ler bastante sobre o assunto, especialmente livros escritos por empresários de sucesso. Se houver alguém que você conhece pessoalmente e reconhece como um espírito empreendedor, junte-se a ele e absorva suas experiências. Você notará a diferença!

Quer receber dicas financeiras e outros conteúdos muito úteis para seu negócio? Então assine nossa newsletter!