Evolução tecnológica – Parte 2

Evolução tecnológica – Parte 2

2011 está muito próximo.

Sabemos que as previsões para o futuro são uma análise das tendências atuais, projeções mais imediatas. Portanto, se soubermos o que tem feito sucesso este ano, poderemos descobrir o que vai “bombar” em 2011.

Após o lançamento do iPad e sua crescente popularização, pode-se prever que a venda de tablets aumentará de forma significativamente em 2011, principalmente, com a chegada no mercado das marcas concorrentes.

Segundo resultados da IDC, empresa especialista em consultoria na área de Tecnologia da Informação, cerca de 7 milhões de tablets serão vendidos no início do próximo ano. Com a chegada das pranchetas da Sony, HP e Asus, o consumidor passará a ter mais opções de escolha e os preços despencarão, fortalecendo ainda mais sua popularização. E a tendência é de que os aparelhos fiquem cada vez mais finos e leves.

A facilidade de conexão é outra tendência para a comunicação móvel em 2011. Isso porque a cobertura das redes sem fio vai ser ainda maior, segundo informação das próprias empresas responsáveis pelas redes. A ampliação se estenderá também para o sinal 3G, implicando no aumento das conexões via dispositivos portáteis, principalmente em ambientes corporativos.

Outra previsão é a conexão de quarta geração, conhecida como 4G. Segundo a operadora norte-americana Verizon, cerca de 1/3 dos EUA terá acesso à tecnologia LTE (Long-Term Evolution), ainda este ano. Para 2011, espera-se que esse número dobre.

Essa ampliação das redes também está relacionada ao crescimento das vendas de smartphones. Segundo projeções da própria Apple, estima-se que mais de 100 milhões de iPhone sejam vendidos em todo mundo, até o final de 2011. Se formos contabilizar também os dados das outras empresas, a demanda para redes sem fio será ainda maior.

Uma das maiores tendências dos últimos anos está na relação à qualidade da imagem nos dispositivos eletrônicos. Com o padrão Full HD apresentado pelas TVs e os discos Blue-ray, a previsão para 2011 é que outros aparelhos, como smartphones, passem a utilizar tal tecnologia, a chamada Tela Retina, que possui uma resolução de 326 pixels por polegada, uma quantidade bem acima da suportada pelo olho humano. O resultado é uma incrível qualidade na visualização dos objetos.

Nos últimos anos, temos visto uma diminuição da supremacia da Microsoft no mercado de sistemas operacionais. Entre seus rivais, quem mais tem ameaçado esta supremacia é a Apple. Segundo a Gartner, empresa especialista em consultoria em TI, o motivo pelo crescimento da Apple, neste segmento, é a conectividade e interação entre seus aparelhos. O fato de ter uma plataforma única que une iPad, iPhones e iPods com os Macs é um dos grandes “trunfos” da Apple e tem agradado os seus usuários. Estima-se que, em 2011, mais da metade do mercado europeu e norte-americano seja dominado pela Apple.

A popularização dos notebooks e a garantia da mobilidade, farão com que as empresas ofereçam ainda mais um alto desempenho. Portanto, para que isso ocorra, a tendência é que haverá uma diminuição no tamanho dos componentes que compõem o processador. Segundo a Intel, em 2011 serão lançados processadores com transistores de 22 nanômetros.

Com o início da substituição de elementos em Flash pela linguagem HTML5, em 2010, a próxima geração de navegadores explorará ainda mais este recurso. A grande vantagem do HTML5 é a possibilidade de adicionar vídeos às páginas sem a necessidade de instalação e execução de plug-ins, os dados já são transmitidos diretamente do código. Com isso, o browser ficará ainda mais rápido, pois não haverá a necessidade dos intermináveis complementos.

Há uma previsão de que, em 2011, 14,4 milhões de carros serão vendidos apenas pela indústria norte-americana. Somada a quantidade no resto do mundo, dá para imaginar a tragédia causada no meio ambiente pela emissão de gases poluentes. Para amenizar esta situação, uma alternativa será a popularização dos veículos elétricos.

Estima-se que a venda de veículos híbridos terá um aumento de 35%. Esse aumento se dará pela queda nos preços e pela diversificação da tecnologia. Além dos incentivos fiscais e benefícios que alguns governos dão para quem comprar um carro ecológico. Com isso, espera-se que até 2015, aproximadamente, 1,5 milhões de automóveis híbridos estejam circulando pelas ruas norte-americanas.

Um sonho que, antigamente, era possível apenas na ficção, agora será realidade. A viagem espacial com tripulação civil já foi anunciada no ano passado, e está previsto, para 2011, o primeiro transporte espacial civil pela espaçonave SpaceShipTwo, da empresa Virgin Galactic.

A duração do percurso será de 2 horas, sendo apenas 5 minutos com ausência total de gravidade. O preço da viagem será de US$ 200 mil. Que loucura! Quanto dinheiro para ficar apenas 5 minutos no espaço.

Por falar em viagem, na próxima semana, faremos uma viagem ao futuro. Passearemos pelo ano de 2015 e pela década de 2020.

Até a próxima!