Existe almoço grátis no Brasil?

Existe almoço grátis no Brasil?

Um axioma inquestionável no mercado financeiro é que não existe almoço grátis, ou seja, não há investimentos sem riscos. Será?

Não sou eu que vou me atrever a questionar algo indiscutível, mas acredito que no mercado financeiro brasileiro podemos almoçar quase sem riscos e com bons retornos.

O governo federal nos oferece títulos públicos que após as taxas, impostos e inflação oficial do governo (IPCA), nos garante ainda 5% ou 6% de rentabilidade. Estou falando das NTNBs, títulos que pagam uma porcentagem fixa mais a correção inflacionária. Sendo o Brasil considerado pelas principais agências de risco como um país de risco médio, recebendo o grau de risco BBB pela Fitch Ratings, podemos dizer que o risco de calote do governo brasileiro é praticamente inexistente, então, qual o risco? O risco não seria realmente zero e o almoço grátis?

Sim e não.

O grande problema é que o imposto de renda dos títulos é tributado sobre a rentabilidade recebida antes do desconto da inflação, o que mitiga a rentabilidade real e dependendo do juro acumulado no período pode gerar até prejuízo.

É claro que a inflação para isto teria que ser na casa dos 20% ao ano e, pelo menos por enquanto, tal possibilidade não existe no Brasil.

O que o investidor de NTNBs tem que estar atento é que quanto maior a inflação menor será sua rentabilidade real. Então, não podemos falar de almoço grátis, pois existem dois ricos: o calote do governo e uma alta inflação corroer todo o lucro. Sim, ambos são pouquíssimos prováveis, mas em termos econômicos nada pode ser totalmente descartado.

As LCIs, Letras de Crédito Imobiliário, é outro investimento com baixo risco. As letras são lastreadas pelo crédito imobiliário e sua comercialização é regulamentada pelo Banco Central. 20% de todo valor depositado por um cliente em caderneta de poupança é retido pelo Bacen como depósito compulsório. Este dinheiro pode ser utilizado pelos bancos para financiar o Sistema Brasileiro de Habitação. São empréstimos destinados à compra da casa própria. Como a busca pela casa própria aumentou bastante nos últimos anos e o valor em caderneta de poupança deixou de ser suficiente para atender a demanda, foram criadas as LCIs.

As LCIs são investimentos com baixíssimo risco, possuem garantia do FGC e estão lastreadas por um ativo real. Sua liquidez é menor, em geral apenas no vencimento. Os bancos a comercializam tendo como base o CDI e não há incidência de Imposto de Renda.

O ruim das LCIs é o alto valor do investimento. A Caixa Econômica Federal só aceita investimentos a partir de 50 mil reais. Convenhamos, um valor nada atrativo.

Mas para o investidor de longo prazo que tenha a certeza que não fará uso do dinheiro no curto prazo, as LCIs são quase um almoço grátis.

Mais um investimento com baixo risco são as LTNs com vencimento acima de dois anos. Este tempo é o ideal, pois haverá cobrança do IR pela taxa mínima, 15%. A vantagem deste título é que não há come-cotas, você só é tributado no vencimento. Como o título pertence ao governo federal o risco de calote é praticamente nulo. O risco existente é de uma forte inflação corroer o lucro ou mesmo gerar prejuízo. Por isso não aconselho títulos com longos vencimentos, o futuro é sempre incerto. Títulos com vencimento em dois (2) anos são os meus preferidos.

Conclusão

A renda fixa brasileira é quase uma mãe, oferece boa rentabilidade com baixo risco. Não chega a ser um almoço grátis, mas posso dizer que ao menos o café sai de graça.

Boa semana!