Festas de fim de ano

Festas de fim de ano

O texto abaixo eu publiquei ano passado. Como as dicas continuam atuais, segue novamente na íntegra hoje. :-)

O mês de dezembro é repleto de festas, é um mês fácil de a gente engordar. Fora as tradicionais ceias de natal e ano novo existem as confraternizações com o pessoal do clube, com os amigos e com os colegas de empresa.

Meu objetivo nesse post é conversar um pouco sobre o comportamento nas festinhas da empresa. Muitos pensam que tudo é permitido, mas na verdade a coisa não é bem assim.

Roupa

Qual roupa vestir, social ou esporte? Tudo depende do horário, do local e do tipo de empresa. Não adianta querer vestir roupa de gala para um churrasco na hora do almoço, não combina. Também é errado o estilo chinelo havaina, permudão e camiseta regada. Uma calça jeans, camiseta e tênis ficam bons tanto para os homens quanto para as mulheres, a possibilidade de erro é baixa.

Bebidas

Beber ou não beber? Não há problema em beber, só tome cuidado com o exagero, nada de ficar alegre falando besteiras. Se estiver dirigindo é bom evitar, mas caso for beber, beba pouco e pare pelo menos duas horas antes de dirigir.

Horário

Nunca é bom chegar exatamente no horário marcado e nem muito tempo depois. 30, 40 minutos após o horário de início é um bom horário de chegada. Existe hora certa de ir embora? É chato chegar e logo sair, a não ser que tenha algum outro compromisso muito importante, mas não se esqueça de avisar seu chefe, avise um ou dois dias antes da festa e lembre-o novamente ao se despedir ao ir embora. Perceba também o clima da festa, não é legal ser o último a ir embora.

A língua

Falar sobre serviço é praticamente inevitável, afinal o assunto se dá em torno do que é comum entre as pessoas e o comum é a empresa. Procure não ser chato, fale de coisas light, nada de ficar lembrando os problemas e muito menos de ficar contando vantagens de alguma conquista. Falar mal de algum colega é um falta de ética enorme, portanto controle a língua.

Sua postura

Apesar de muitos acharem que não, eu acho que sim, a hierarquia da empresa é trazida para as mesas na hora de confraternizar. Todos estão de olho em você e julgarão suas ações pela função que você exerce. Estive neste final de semana na confraternização de um dos locais que eu trabalho, havia umas 70 pessoas e uma colega de setor comentou: É bom ser o diretor que você pode falar qualquer merda que todo mundo ri. Na hora pensei: A coisa não é bem assim. Mas pensando melhor é assim sim. Seu cargo define a postura que você deve ter.

Essas são apenas algumas dicas básicas, lembre-se que o bom senso é sempre a melhor coisa.