25 de junho de 2019

Gerente de banco: lobo em pele de cordeiro. Parte 2. A prova.

catinf cordeiro 150x150 Gerente de banco: lobo em pele de cordeiro. Parte 2. A prova.Na mesma linha que é comum no excelente Valores Reais do meu amigo Guilherme, o post de hoje foi escrito usando recortes de comentários dos leitores. Aproveito para agradecer os ricos comentários que tanto enriquecem os textos, eles nos motivam a escrever.

Um texto bastante apreciado e comentado foi o da Conta Digital do Banco do Brasil que tem custo zero e possui DOC/TED incluídos no pacote. Muitos leitores reclamaram que foram até suas respectivas agências e não conseguiram migrar o pacote atual para o digital. Foi o caso do leitor Kiko:

“… fui na agência e após 2 horas aguardando para ser atendido disseram que não dava para alterar que essa modalidade é somente “se” abrir a conta pela internet escolhendo conta digital…”

Pior ainda foi o caso relatado pelo leitor Pedro, onde a gerência da agência onde ele é cliente lhe informou que não seria possível a migração para a conta digital:

“…Minha gerente ficou de pesquisar esse novo pacote de serviços e me mandou a seguinte mensagem:
“Pedro,

O Pacote Digital está disponível apenas para as contas abertas na modalidade Conta Digital. A abertura é feita pelo próprio cliente, através da internet. As demais condições podem ser consultadas no site do BB.

Att,
Ger.de Relacionamento”

Kiko voltou a comentar depois de ler o comentário do Pedro. E disse o seguinte:

“Pedro,
Aqui na minha agência obtive a mesma informação o gerente de relacionamento até me mostrou que não habilitava a opção de mudança para a conta digital e sugeriu que essa modalidade seria apenas para a abertura direto pela internet algo que fica inviável com a mudança de número da conta etc de qualquer forma liguei no SAC e abri uma reclamação visando conseguir essa troca sem a necessidade de abertura de uma nova conta.”

Agora vejam o relato do leitor David Lenz. Sua agência realizou a mudança de pacote sem criar problemas:

“Fiz a alteração da minha conta poupança BB para a c/c digital em menos de 10min na agencia Unicamp. Fiz o mesmo no Itau para a iconta, só que foi necessário primeiro transformá-la em c/c e voltar no dia seguinte para fazer a iconta. Nos dois casos o numero da conta continuou o mesmo. Há gerentes malandros por aí querendo dificultar para termos esses benefícios, não deixem barato… uma ameaça de queixa no BC costuma resolver.”

Agora leiam o relato do leitor Franco, por isso que falo que gerente é lobo em pele de cordeiro:

“Obrigado pelo post!

Sou correntista do BB e fui outro dia pedir informações sobre as modalidades de conta mais baratas. Em nenhum momento mencionaram a conta digital!

Má fé? Acho que é estratégia da gerência: só ensinam aos funcionários as opções que interessam AO BANCO!

Tanto que imprimi o post e fui de novo na agencia solicitar adesão à conta digital. Qdo perguntei sobre DOC/TED me disseram que SERIA COBRADO NORMALMENTE! A menina até imprimiu uma tabela com as taxas. Só depois de consultar o site do BB, por insistência minha, é que ela se convenceu de que estava errada! A partir daí ela foi se informar, e todo mundo começou a me tratar cheios de dedos, afinal, estavam desinformados ou fingiam não saber das vantagens do plano.

É mole?

Agora posso voltar ao meu plano original de fazer aportes mensais sem me preocupar com a mordida das transferencias bancárias.

Valeu mesmo a dica!”

Conclusão

Gerentes de banco somente oferecem o que é melhor para eles, nunca irão oferecer o melhor para nós clientes. Se você não buscar conhecer seus direitos e bater o pé e fazer valer o que é obrigação, eles sempre arrumarão desculpas e mais desculpas.

Artigos Relacionados:

Jônatas Rodrigues da Silva

Administrador na Universidade Federal de São Carlos e professor do Estado de São Paulo no Centro Paula Souza. Autor do livro Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação.

Outros textos de Jônatas Rodrigues da Silva
20 Comentários

Adicionar comentário