A importância de aprender a investir

A importância de aprender a investir

Por que aprender a investir? Confira nossas 7 dicas e comece agora mesmo a construir seu patrimônio.

Já ouviu a expressão “deixar o dinheiro trabalhar por você”? Pois bem, esse é um mantra que os maiores investidores do mundo utilizam no momento de aplicar seu “cacife” em múltiplos investimentos. O que parecia algo distante para pessoas comuns, como ter rentabilidade para viver apenas com os juros, hoje já é a realidade daqueles que têm bons patrimônios e investimentos. Mas, como fazer isso? Por que aprender a investir? Listamos os principais fatores para que você comece agora mesmo seus investimentos e melhore sua qualidade de vida.

Investir é construir um patrimônio

Independente do motivo que você quer investir, o seu dinheiro guardado em boas aplicações será o patrimônio a ser construído. Isso é muito importante para que possamos adquirir bens que sonhamos, como carros e casas, além de poder criar uma empresa ou até mesmo aproveitar o dinheiro com viagens. O importante é que você tenha um patrimônio para que possa desfrutar daquilo que mais gosta.

Investir é não perder dinheiro

Diferentemente de poupar, os investimentos visam uma rentabilidade real acima da inflação consolidada durante determinado período. A poupança, muitas vezes, cobre apenas a inflação, não tendo ganho real. E, em determinados casos, dependendo da taxa de juros, a poupança pode desvalorizar seu dinheiro. Por isso, investir é mais do que ganhar dinheiro, é não perder.

Investir é construir a aposentadoria

Com todo o debate gerado acerca da previdência pública no Brasil, faz-se cada vez mais necessário a utilização de investimentos que garantam uma aposentadoria confortável para você e sua família. Mesmo quem está na casa dos 20 anos deve se preocupar com esta situação. Alguns investimentos alocados por um período de 30 anos, como títulos públicos, geram recursos muito (e aqui é muito mesmo!) acima dos pagos pela previdência pública (e até mesmo a privada).

Investir é sinônimo de segurança financeira

Nada nos desagrada mais que imprevistos. Por isso, com uma boa carteira de investimentos você terá segurança para passar pelos percalços que venham a surgir no caminho. Problemas com saúde, aquisição de bens e serviços de manutenção não avisam quando chegam, mas um bom investidor está preparado para elas.

Investir é conhecimento

Quando você tem investimentos alocados em ações, por exemplo, precisará conhecer mais sobre o setor em que está colocando seus recursos. Assim, investir é saber mais sobre várias áreas, adquirindo conhecimento e até antecipando o futuro, com o conhecimento adquirido.

Investir é economia ao gastar seu dinheiro

Com bons investimentos e patrimônio consolidado, todo e qualquer bem sairá por um valor menor. Isso se deve a uma boa negociação e, principalmente, pagamentos à vista que oferecem bons descontos. Ter uma reserva financeira para a aquisição de bens que precisamos é um dos principais motivos que levam os grandes investidores a fazerem suas aplicações.

Investir é um mar de possibilidade, repleto de peixes

A importância de aprender a investir é saber pescar os peixes que você tanto deseja, utilizando de varas de pescar específicas para cada um deles. Ou seja: há inúmeras modalidades de investimentos, cada uma de acordo com o perfil do investidor. Você pode optar por mais ou menos riscos, mas que geram maior ou menor rentabilidade; também pode escolher se há liquidez (retirada imediata dos valores aplicados) ou se deixará alocado por mais tempo. Assim, investir é escolher a roupa que lhe cabe melhor.

Cada vez mais brasileiros estão aprendendo a necessidade de investir. E você, vai ficar para trás? Comece agora mesmo a estudar sobre investimentos e crie seu próprio patrimônio.

Para você que já investe, acesse o site do Meu Dinheiro e comece a controlar seus investimentos nesta plataforma inédita de controle de investimentos.