Investimento: Liquidez para imprevistos positivos

Investimento: Liquidez para imprevistos positivos

A importância de se ter uma reserva financeira para possíveis imprevistos todo mundo já sabe. Eu e diversos outros autores já escreveram sobre o assunto.

O que quero falar hoje é o investimento que pode ser deixado em stand by para aproveitar uma oportunidade de momento. Deve ser um investimento líquido e com risco praticamente zero. Recomendo a caderneta de poupança.

Vamos esquecer seus investimentos mensais corriqueiros e sua reserva para emergências. O primeiro deve ser pensando estrategicamente de acordo com seus objetivos, o segundo deve ser acumulado e esquecido.

Falo agora de oportunidades momentâneas que podem surgir. E você, se tiver uma reserva para tal, aproveitá-las. Vamos lá. Imagine que você tenha uma reserva líquida de 5 mil reais para garimpar oportunidades e uma dada ação, por qualquer motivo bobo, tenha uma queda, sei lá, de 10%. O motivo não importa, pode ser porque a asa de uma borboleta bateu lá no outro lado do mundo. Você pode usar a grana para especular, poderá comprar ações dessa empresa para vendê-las alguns dias ou horas depois e obter um lucrinho.

Outra situação pode ser a oportunidade de fazer um curso rápido que surgiu. Aqueles cursos de um final de semana. Se você tiver uma reserva para emergências positivas poderá realizar o curso.

Algo que pode acontecer também é você receber uma proposta de mudança de emprego para uma cidade diferente. Aí você irá precisar de grana para mudar e se estabelecer. Tendo uma reserva tudo fica mais fácil.

Ainda você poderá conhecer alguém num final de semana, ficar loucamente apaixonado, e querer viver uma aventura. Use a grana destinada para emergências positivas.

Também poderá comprar ativos com preço aquém de seu valor real aproveitando uma oportunidade com a intenção de vendê-los a valor de mercado no futuro.

Com dinheiro aproveitamos oportunidades ou evitamos maiores problemas. Com dinheiro temos maior poder numa negociação, obtemos descontos por pagar a vista e não pagamos juros a ninguém.

Acumular dinheiro é uma questão de escolha, independente de quanto você ganhe. Economize sempre.