25 de junho de 2019

Crescimento do PIB em 9% no trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma das riquezas produzidas por um país.

O PIB brasileiro teve crescimento de 9% no primeiro trimestre desse ano. Um crescimento fantástico. Será?

Números enganam. O crescimento de 9% é em relação ao primeiro trimestre do ano passado, período que o país ainda vivia forte recessão.

O crescimento real foi de 2,7%, um bom crescimento, sem dúvida, mas não exuberante como seria um crescimento real de 9%.

Também temos que pensar na infra-estrutura do país para sustentar o crescimento. Todo crescimento deve ser sustentável. Como está nossa logística? E como controlaremos a inflação? São perguntas que precisam de respostas.

Lembro ainda dos nossos aeroportos e rodovias que são precárias. Tudo isso deve ser pensado e planejado para o país crescer com segurança.

Gostaria de escrever um pouco sobre como o crescimento do PIB pode afetar tanto positivamente como negativamente nossos investimentos, mas estou meio enrolado e sem tempo para isso. No final de semana escreverei sobre o assunto e publico na próxima semana.

Vão pensando nisso.

Artigos Relacionados:

Jônatas Rodrigues da Silva

Administrador na Universidade Federal de São Carlos e professor do Estado de São Paulo no Centro Paula Souza. Autor do livro Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação.

Outros textos de Jônatas Rodrigues da Silva

Adicionar comentário