Banco Central eleva a SELIC novamente

O Banco Central acaba de elevar a taxa SELIC mais uma vez. A taxa agora está em 10,25%.

Outra notícia bastante vinculada no dia de ontem foi a queda do índice inflacionário no mês de maio, o IPCA foi de 0,43%. A inflação começa a perder força.

A inflação do ano está em 3,09%, índice acima da meta estipulado pelo Banco Central. Por isso, como era previsível, a SELIC foi elevada.

Dois dias atrás o presidente Lula comemorava o crescimento recorde da economia, já ontem o BC toma uma atitude que freia o crescimento. Realmente é difícil entender a política econômica brasileira.

Não que eu concorde com a filosofia da equipe econômica, mas neste momento não havia outra medida a ser tomada. Só será possível conter a inflação elevando-se os juros.

Com os juros mais altos o dinheiro, como você já deve estar cansado de ler aqui e em outros blogs, fica mais caro, ou seja, os produtos ficam mais caros. Temos que desembolsar mais reais para comprar as mesmas coisas. Isto, principalmente, para compras a prazo onde pagamos juros. Nem todos estão dispostos a pagar mais juros, sendo assim evitam consumir, preferem guardar o dinheiro há gastá-lo. Assim, empresas vendem menos, vendendo menos baixam os preços para poderem vender mais, aí a inflação fica em patamares aceitáveis e todo mundo fica feliz.

A explicação é simplória eu sei. Mas o fato é este, é assim que as coisas acontecem.

Dinheiro não nasce em árvore, e isso você já sabe. Então o que lhe aconselho é procurar entender como gira essa grande roda e procurar investir de forma a ter a maior rentabilidade possível.

Para você enriquecer deve conhecer o básico da filosofia econômica, ganhando assim segurança para fazer as escolhas corretas.

Boa sorte!