Investimento: Título Público NTN-B

Investimento: Título Público NTN-B

Um título público que considero um ótimo investimento (conservador) para o longo prazo é a Nota do Tesouro Nacional – Série B, o NTN-B com vencimento em 15 de maio de 2045.

Quem sempre escreve sobre títulos públicos é o Guilherme do Blog Valores Reais. O blog é excelente e uma das minhas referências para escrever aqui no Efetividade. Recomendo você dar uma passadinha por lá, tanto para saber mais sobre bons títulos públicos como para ler outros de seus excelentes artigos. Fica aqui a dica.

O título NTN-B tem vencimento de longo prazo e paga rendimentos semestrais de 6,9% ao ano mais IPCA. Ou seja, 6,9% de rendimentos reais.

Considerando a projeção de nossa economia, um retorno de 6,9% ao ano é algo fantástico para um investimento conservador.

O detalhe a se atentar é o IR cobrado sobre o lucro. Nos primeiros rendimentos a mordida do leão será maior, mas a partir de 2 anos de investimento o sócio indesejado do nosso dinheiro – o governo – passa a receber menos. Veja tabela regressiva do IR abaixo:

Esse título é ótimo para quem deseja viver de renda. Seus rendimentos semestrais poderão ser reinvestidos em caderneta de poupança e sacados mensalmente para suprir os gastos mensais.

O título foi lançado em março de 2008 e seu preço de compra foi de R$ 1.552,00.

Imaginando alguém que investiu 1 milhão de reais no NTN-B, desconsiderando a inflação oficial do governo medida pelo IPCA e ficando apenas com os rendimentos de 6,9%, o lucro antes do IR após um 1 ano foi de 69 mil reais. Agora desconte o valor pago ao sócio (20%), o lucro foi de pouco mais 55 mil reais, mais de 4 mil e quinhentos reais mensais. Uma boa grana, um bom rendimento para um risco muito pequeno.

Considerei o IR após 12 meses apenas. Nos primeiros 6 meses o valor seria um pouco maior. Também não considerei o reinvestimento da rentabilidade. Não fiz os cálculos, mas no final das contas a diferença seria pouco significativa considerando a perda por um pouco mais de IR pago nos primeiros 6 meses e o ganho do reinvestimento neste mesmo período.

Com o passar dos anos o valor do IR é menor e consequentemente o lucro maior.

Definitivamente, em minha opinião, este é um dos melhores títulos públicos. Se eu investisse em renda fixa, com certeza, essa seria minha escolha.

No que eu invisto? Escrevi outro dia. Clique aqui e leia o artigo.

Fica aqui a dica de um bom título público. Lembro também que você pode investir pequenos valores. De acordo com as regras em vigor 0,2 da face do título, ou seja, neste caso, apenas R$ 310,40.

Bons investimentos!