Utilidade marginal

Utilidade marginal

Semana passada eu assisti o filme O Livro de Eli, bom filme, recomendo.

O filme me inspirou a escrever sobre o conceito de Utilidade Marginal. Não comentarei nada sobre o filme, ele só me serviu mesmo de inspiração para falar sobre o assunto.

Utilidade marginal é o aumento de valor ao se adicionar uma unidade a um bem ou serviço.

A utilidade marginal pode ser crescente ou decrescente (o que é mais comum).

Eu sei, até aqui você não entendeu muita coisa. Vou facilitar o entendimento usando, como sempre, exemplos:

Você está num deserto, há várias horas sem tomar água, e aparece alguém querendo lhe vender um copo d’água. Quanto você pagaria por um copo de água? Acredito que bastante, afinal você está com muita sede. E por um segundo copo? Menos do que pelo primeiro. E pelo terceiro copo? Ainda menos. E pelo quarto? Hum, talvez não pague nada, você não está mais com sede.

O valor de um produto/serviço não está relacionado a ele, mas sim ao juízo de importância que ele tem. Valor é algo totalmente subjetivo.

Outro exemplo:

Qual a utilidade marginal ao dobrar seu salário? Fantástico! Sua imaginação pode ter ido longe pensando nas possibilidades de compra com seu novo padrão de vida. Agora qual o valor marginal ao dobrar a fortuna bilionária do meu amigo Bill Gates? Nenhuma. Nada mudará na vida dele.

O conceito de utilidade marginal vem da economia.

A utilidade marginal pode ser crescente também. Quanto você pagaria na décima peça para completar uma coleção de dez peças sendo que você já tem nove delas?

Utilidade marginal e investimentos

Você investiria 20 mil reais num investimento com probabilidade de dobrar tal capital, mas com possibilidade de perda total do valor investido de 35%?

Calma, não responda tão rapidamente.

Tudo dependerá da importância de tal valor para você. Talvez se você tiver 3 milhões de reais pensaria mais ou menos assim: Puts, tenho 65% de chances de dobrar o valor investido, compensa. Agora se este for todo o seu capital, você só arriscará tanto se for maluco.

Quer entender mais sobre utilidade marginal? Procure um economista. Eu sou apenas um administrador que me lembrei das aulas de economia na época da faculdade ao assistir um filme e me lembrei do conceito.

Também posso estar meio equivocado em alguns conceitos. Qualquer contribuição será muito bem vinda.

Abraço!