Karl Marx e Von Mises no mundo das ideias de Platão

Karl Marx e Von Mises no mundo das ideias de Platão

A ideia de Karl Marx era de uma ordenação social, política e econômica onde a propriedade dos meios de produção fosse comum. Uma sociedade sem classes, sem estado e livre de opressão, onde as decisões seriam tomadas democraticamente por todos. Este seria o comunismo marxista em sua totalidade.

O socialismo é a fase intermediária entre o capitalismo, onde os meios de produção são privados, e o comunismo.

Von Mises, pensador liberal clássico, defendia um estado separado da economia. Onde não haveria espaço para o estado legislar a indústria, o setor bancário e mesmo a moeda. Dinheiro é qualquer commodity livremente escolhida pelo mercado. Mesmo mais que uma. O estado também não se envolve na educação, saúde e previdência. Assim, sem interferência estatal, é possível haver cálculo econômico, pois somente no livre mercado, onde os preços flutuam ao mercado, é possível um planejamento econômico racional. O estado do bem-estar-social não existe na teoria de Von Mises.

No diálogo (ou seria um monólogo?) intitulado Timeu do filósofo Platão (ele viveu cerca de 400 anos antes de Cristo na Grécia), ele estabelece a diferença entre o mundo real e o das ideias. No início não existia o mundo. Tudo era apenas ideias. Aí um deus, Demiurgo, resolveu criar o mundo a partir destas ideias. Esta foi a origem do mundo em que vivemos. Porém no mundo das ideias tudo é perfeito, mas ao ser criado o mundo real imperfeições acontecem, sendo, portanto, o mundo real imperfeito. 

moral

As ideias de Marx e Mises são perfeitas. No mundo das ideias de Platão.

O problema é que tanto a visão de Marx quanto a de Mises fica apenas no campo teórico e não podem ser refutadas. São conceituais e não analíticas. Não é possível se fazer uma predição e dizer que se determinado fenômeno não se realizar a teoria é falsa. O que quero dizer é que nunca vivemos um comunismo e nem um liberalismo para poder dizer que esta ou aquela teoria é melhor no sentido utilitarista de Jeremy Bentham ou de J. S. Mill.

Agora você leitor assíduo desse blog pode me contestar e dizer que eu sempre defendi um liberalismo. O individuo como a menor minoria de uma sociedade.

É verdade. Mas minha defesa é moral e não técnica. Tecnicamente não tenho como provar que o sistema de Mises é melhor que o de Marx, pois ambos estão no mundo das idéias de Platão. Mesmo acreditando piamente que o liberalismo é infinitamente mais lógico que o comunismo. É uma questão de fé.

Mas moralmente a visão marxista é ridícula. Ela escraviza. Obriga o cidadão a agir como formigas, abelhas e cupins. O marxismo tira de nós aquilo que nos diferencia dos demais animais: nossa liberdade de escolha.

Um liberal não impediria que você, caso assim escolha, viva em uma comunidade comunista. Já um comunista, de forma alguma aceitaria aqueles que desejam viver dentro de um liberalismo. Eles obrigam todos a viveram segundo os seus princípios e valores.

Aí se encontra a grande diferença entre o comunismo e o liberalismo: o primeiro é escravidão e o segundo liberdade.