Lançamento do meu livro "Método para a Educação Financeira"

Lançamento do meu livro

Mesmo sem conhecimento técnico específico o meu relacionamento com o dinheiro sempre foi saudável. Comportamento aprendido com meus pais, que apesar de não terem nenhum conhecimento sobre investimentos sempre tiveram como regra nunca gastar mais do que ganhavam. Eu cresci moldado por este hábito, portanto o ganhar para depois gastar é algo natural para mim. Nunca tive uma dívida significativa. Não que nunca tenha comprado parcelado, mas sempre mantive as dívidas equacionadas e nunca atrasei um pagamento.

Hoje só faço compras à vista. É uma filosofia de vida há alguns anos já!

Mas minha maior proximidade com finanças e investimentos aconteceu em meados de 2006. Antes disso eu trabalhava e o pouco que poupava era em caderneta de poupança. Eu não tinha conhecimento algum sobre outro investimento. Deixava o dinheiro que eu fazia sobrar na velha e conhecida poupança. Era o que havia aprendido com meus pais.

Em 2006 eu participei de um longo processo seletivo para trabalhar em um grande banco privado. Eram duas vagas e 52 candidatos. O salário era semelhante ao que eu ganhava, mas as oportunidades futuras eram melhores. Fora que trabalhar em um grande banco se apresentava como algo atrativo para mim. O processo foi longo e ao final sobraram apenas três candidatos. Eu entre eles.

Lembro-me bem que já me sentia funcionário do banco. Acreditava piamente que depois de tão ardo processo seletivo eu seria um dos escolhidos.

Fui o último eliminado.

E sabe por quê?

Baixo conhecimento (para não dizer nenhum) sobre os diversos produtos financeiros ofertados pelo mercado.

Era fato. O único investimento que eu conhecia era a caderneta de poupança.

Fique arrasado, triste demais!

No dia seguinte ao acordar prometi a mim mesmo que daria a volta por cima. Que seria convidado a trabalhar em um grande banco. E para isto comecei a estudar finanças pessoais e investimentos. Isto foi há quase sete anos. Sim, fui convidado a trabalhar em dois grandes bancos. Não, não trabalho em nenhum deles. Agradeci com orgulho o convite, mas recusei. Um dos convites aconteceu em 2011 e o outro em 2012.

Fiz um curso básico sobre o mercado de ações e li algumas dezenas de livros. Conversei em fóruns, lapidei estratégias, e passei a escrever aqui no blog Efetividade e a debater sobre educação financeira, economia e investimentos em outros blogs.

Um desejo antigo era escrever um livro. O tema seria administração, afinal é minha área de formação e pós-graduação. Mas o amor pela educação financeira e economia ganhou força, e no ano passado quando resolvi efetivamente começar a escrever o meu livro o tema escolhido foi educação financeira. Foi assim que começou a ganhar forma o livro Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação.

Depois de alguns meses de trabalho, leituras e releituras. Criticas recebidas de alguns amigos blogueiros que avaliaram o material e sugeriram mudanças, depois mais um tempo para revisão e edição junto à editora, finalmente o livro ficou pronto.

Hoje lanço oficialmente meu primeiro livro, nele apresento de uma forma clara, objetiva e sem jargões econômicos uma metodologia para a educação financeira que vai da sensibilização da necessidade de educar-se à ação ao começar a conhecer a gama de produtos financeiros e a investir.

No livro abordo técnicas para o controle do fluxo de caixa, falo sobre a importância da reserva financeira para emergências e do provisionamento de despesas. Apresento os principais produtos comercializados atualmente no mercado, tanto em renda fixa como em variável, e sugiro carteiras de investimentos com base em perfis de exposição ao risco.

Método para a Educação Financeira é um livro para quem está começando; sua leitura é fácil, onde busco sensibilizar o leitor da importância de assumir o controle de suas decisões financeiras. O prefácio do livro foi escrito pelo meu amigo, o editor do blog Valores Reais, Guilherme M.

O livro é impresso pela editora All Print e neste primeiro momento está sendo vendido somente aqui no blog. Brevemente ele também estará disponível nas principais livrarias online.

O preço também está bem amigável, apenas R$ 29,95. Frete grátis!

Se você gosta do blog tenho a certeza que irá gostar do livro. O material contido nele é inédito, foi escrito do zero, não aproveitei textos presentes aqui.

Enfim, Método para a Educação Financeira é um projeto que levou meses para ser feito e resume minha experiência e filosofia em como devemos lidar com o dinheiro.

Boa semana!