19 de junho de 2019

Ler, aprender e não agir em nada adianta.

mudancapeixes 150x150 Ler, aprender e não agir em nada adianta.Toda mudança só acontece com ação. Ler, aprender e não agir em nada adianta. É perda de tempo.

O artigo de hoje tem como objetivo lhe incentivar a efetivar a mudança em sua vida. A sair da inércia a deixar de ser um leitor e passar a ser um leitor de atitude, uma pessoa que implementa a mudança, que estabelece e se comprometi com os resultados.

Falemos de finanças e investimentos. Centenas de pessoas acessam diversos blogs diariamente com diversas dicas, recomendações e estratégias de investimentos. Mas quantas passam realmente a investir? Poucas, bem poucas. Com menos de 50 reais é possível começar a colocar na prática o que se aprende na teoria. Para abrir uma conta investimento numa corretora se precisa apenas preencher uma ficha cadastral, tirar fotocópia de alguns documentos pessoais, comprovante de renda e enviar via correio para a corretora. O gasto para isso não chegará a 5 reais. Depois que a conta foi aberta basta transferir o dinheiro para a corretora. Caso não queira gastar com DOC/TED abra uma conta no mesmo banco que a corretora tenha conta, aí você poderá realizar uma transferência via Home Banking. Abra uma Conta Essencial para não ter custos. Agora transfira o dinheiro para a corretora. Quanto? Que seja 30 reais para você apenas aprender. Compre uma ação, isso mesmo, uma única ação, aprenda a usar o Home Broker, a programar um Stop Less, um Stop Gain. Depois venda esta ação e compre outra. Conheça o que é investir na Bolsa de Valores na prática. Muitas corretoras isentam seus clientes de taxas de corretagem no primeiro mês. Você fazendo isso deixará de ser um mero leitor conhecedor e será um leitor e investidor.

Em sua atividade profissional a mesma coisa. Não basta fazer um curso se você não se compromete a realmente aprender. Não seja um aluno frequentador de aulas, faça a diferença estabelecendo metas arrojadas. Por exemplo, se comprometa a ler e resenhar um livro a cada 15 dias. Se comprometa a escrever semanalmente sobre algum tema relevante abordado em sala de aula, melhor, assuma o compromisso de conhecer mais afundo sobre o tema, a ler outros livros e artigos, a buscar mais informações e se tornar referência no tema. Também se comprometa a sair da linha de conforto, realmente deseje a mudança e aja de acordo com o desejado. Não adianta dizer que gostaria de um emprego melhor, de um salário melhor e não estabelecer metas concretas para isso acontecer em sua vida. Seu objetivo é aprender um novo idioma? Ótimo. Estabeleça um prazo. Em 4 anos estarei escrevendo, lendo e falando razoavelmente bem, sendo capaz de me comunicar com segurança.

Quer passar em um concurso público? Então passe. Não há segredo. Estude 6 horas por dia, 6 vezes por semana, durante 24 meses. Lhe garanto que você passa, talvez não para cargos com salários fantásticos que exigem uma inteligência igualmente fantástica, mas para cargos normais, com salários normais, você irá ser aprovado. Entenda salário normal algo até 8 mil reais.

O que você deseja é emagrecer? Caso você não tenha algum problema genético que lhe faça ser obeso, a escolha está em suas mãos. Pare de comer exageradamente e faça uma atividade física de 4 a 6 vezes na semana. É fácil emagrecer.

Concluindo, o que quero dizer é que você deve agir senão nada muda. Ler blogs e livros é muito bom, mas de nada adianta se você não tomar a decisão de sair da linha de conforto, estabelecer metas realistas e agir. Toda mudança só depende de você, pare de jogar a responsabilidade para o governo, para a família e para a falta de sorte. Faça a coisa acontecer.

Artigos Relacionados:

Jônatas Rodrigues da Silva

Administrador na Universidade Federal de São Carlos e professor do Estado de São Paulo no Centro Paula Souza. Autor do livro Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação.

Outros textos de Jônatas Rodrigues da Silva
20 Comentários

Adicionar comentário