24 de junho de 2018

As melhores ferramentas para uma gestão financeira eficiente

as melhores ferramentas para uma gestao financeira eficiente 20171226104224.jpg e1527096926562 As melhores ferramentas para uma gestão financeira eficiente

Quando estamos realizando o controle financeiro de uma empresa, estamos cercados por planilhas, faturas, recibos, folhas de pagamento… São muitas informações e dificilmente conseguimos organizá-las de uma só vez.

Porém, nos dias atuais, existem diversas ferramentas online que auxiliam nesse problema. São programas e sistemas que planejam, controlam e geram relatórios das finanças de uma empresa.

Ficou curioso? Então se prepare para conhecer as cinco melhores ferramentas para uma gestão financeira eficiente de sua empresa:

1- Fluxo de Caixa

Existem diversos sistemas e softwares que podem controlar o seu sistema de fluxo de caixa.

Essa ferramenta é responsável por registrar a entrada e saída de recursos financeiros da empresa em determinado tempo, sendo sua função projetar o quanto o gestor terá a disposição no futuro.

O fluxo de caixa permite diagnosticar ocasionais excedentes ou déficits de caixa, contribuindo assim no planejamento de soluções e metas financeiras de uma empresa.

2- Sistemas de recibos

Existem também ferramentas que auxiliam na emissão de recibos.

Esses sistemas são automatizados e elaboram os recibos automaticamente para clientes e fornecedores, a partir do cadastro de contas que devem ser pagas ou recebidas.

Lembrando que, para emitir notas fiscais eletronicamente, a empresa deve possuir o certificado digital A1, indicado para empresas que precisam de um certificado com menor custo e que pode ser instalado no computador.

3- Cadastro de clientes e fornecedores

Já pensou em abandonar as planilhas do Excel e ter uma ferramenta que fornece os cadastros de clientes e fornecedores de maneira atualizada, em um clique? É essa a função de algumas ferramentas que estão no mercado.

Além do cadastro, elas agilizam dados da receita federal ou dos Correios sobre esses clientes e fornecedores, oferecendo tranquilidade para o gestor na hora de fechar um negócio.

Algumas ferramentas também providenciam relatórios completos dos clientes, que permitem a divisão de públicos alvos e o envio de e-mails automatizados.

4- Controle de projetos

Outra ótima ferramenta é aquela que controla os seus projetos, definindo as datas de início e fim e estabelecendo as metas de receita e despesas globais por categoria.

Com esse sistema, você pode observar como estão se encaminhando os seus projetos, podendo oferecer feedbacks e detalhes aos seus funcionários.

Mesmo não acompanhando o dia a dia do trabalho, o gestor poderá ter uma visão clara do funcionamento produtivo de seu negócio.
Essa ferramenta permite ao administrador ter um maior controle sobre o processo de desenvolvimento do trabalho de sua empresa e observar particularidades do projeto que beneficiam, ou não, o financeiro da empresa.

5- Centros de custos e lucros

Primeiramente, você sabe o que é um centro de custos?

Toda empresa deve possuir esse sistema. Ele divide a empresa em segmentos e observa como está sendo gasto o dinheiro e quanto, em cada setor, além de analisar os lucros.

Uma ferramenta que organiza e oferece relatórios dos Centros de custos e lucros irá ajudar o gestor a observar os setores e serviços da empresa que estão afetando mais a produtividade e o financeiro.

E aí, gostou das dicas? Mas tem uma ainda melhor. Existem sistemas de controle financeiro online que contemplam todas essas ferramentas e permitem que o gestor gerencie essas diversas funções na palma da mão. Com esses sistemas, a empresa pode ter todo o seu controle financeiro em apenas um lugar. Se você não conhece nenhum sistema que faça isto saiba que o Meu Dinheiro, fornece todos estes recursos. Clique aqui ou procure no Google sobre o Meu Dinheiro e descubra você mesmo.

Artigos Relacionados:

Efetividade Finanças Pessoais

Outros textos de Efetividade Finanças Pessoais

Adicionar comentário