As melhores ferramentas para uma gestão financeira eficiente

As melhores ferramentas para uma gestão financeira eficiente

Quando estamos realizando o controle financeiro de uma empresa, estamos cercados por planilhas, faturas, recibos, folhas de pagamento… São muitas informações e dificilmente conseguimos organizá-las de uma só vez.

Porém, nos dias atuais, existem diversas ferramentas online que auxiliam nesse problema. São programas e sistemas que planejam, controlam e geram relatórios das finanças de uma empresa.

Ficou curioso? Então se prepare para conhecer as cinco melhores ferramentas para uma gestão financeira eficiente de sua empresa:

1- Fluxo de Caixa

Existem diversos sistemas e softwares que podem controlar o seu sistema de fluxo de caixa.

Essa ferramenta é responsável por registrar a entrada e saída de recursos financeiros da empresa em determinado tempo, sendo sua função projetar o quanto o gestor terá a disposição no futuro.

O fluxo de caixa permite diagnosticar ocasionais excedentes ou déficits de caixa, contribuindo assim no planejamento de soluções e metas financeiras de uma empresa.

2- Sistemas de recibos

Existem também ferramentas que auxiliam na emissão de recibos.

Esses sistemas são automatizados e elaboram os recibos automaticamente para clientes e fornecedores, a partir do cadastro de contas que devem ser pagas ou recebidas.

Lembrando que, para emitir notas fiscais eletronicamente, a empresa deve possuir o certificado digital A1, indicado para empresas que precisam de um certificado com menor custo e que pode ser instalado no computador.

3- Cadastro de clientes e fornecedores

Já pensou em abandonar as planilhas do Excel e ter uma ferramenta que fornece os cadastros de clientes e fornecedores de maneira atualizada, em um clique? É essa a função de algumas ferramentas que estão no mercado.

Além do cadastro, elas agilizam dados da receita federal ou dos Correios sobre esses clientes e fornecedores, oferecendo tranquilidade para o gestor na hora de fechar um negócio.

Algumas ferramentas também providenciam relatórios completos dos clientes, que permitem a divisão de públicos alvos e o envio de e-mails automatizados.

4- Controle de projetos

Outra ótima ferramenta é aquela que controla os seus projetos, definindo as datas de início e fim e estabelecendo as metas de receita e despesas globais por categoria.

Com esse sistema, você pode observar como estão se encaminhando os seus projetos, podendo oferecer feedbacks e detalhes aos seus funcionários.

Mesmo não acompanhando o dia a dia do trabalho, o gestor poderá ter uma visão clara do funcionamento produtivo de seu negócio. Essa ferramenta permite ao administrador ter um maior controle sobre o processo de desenvolvimento do trabalho de sua empresa e observar particularidades do projeto que beneficiam, ou não, o financeiro da empresa.

5- Centros de custos e lucros

Primeiramente, você sabe o que é um centro de custos?

Toda empresa deve possuir esse sistema. Ele divide a empresa em segmentos e observa como está sendo gasto o dinheiro e quanto, em cada setor, além de analisar os lucros.

Uma ferramenta que organiza e oferece relatórios dos Centros de custos e lucros irá ajudar o gestor a observar os setores e serviços da empresa que estão afetando mais a produtividade e o financeiro.

E aí, gostou das dicas? Mas tem uma ainda melhor. Existem sistemas de controle financeiro online que contemplam todas essas ferramentas e permitem que o gestor gerencie essas diversas funções na palma da mão. Com esses sistemas, a empresa pode ter todo o seu controle financeiro em apenas um lugar. Se você não conhece nenhum sistema que faça isto saiba que o Meu Dinheiro, fornece todos estes recursos. Clique aqui ou procure no Google sobre o Meu Dinheiro e descubra você mesmo.