26 de junho de 2019

Moral e ética

Podemos definir ética como os estudos dos juízos de apreciação referentes à conduta humana. Normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano. Já a moral como o conjunto de regras de conduta ou hábitos julgado válidos para a pessoa determinada.

Numa explicação mais simples a ética é tudo aquilo que é visto como correto pela sociedade como um todo e a moral está relacionada ao indivíduo, é algo particular. A ética surge da base moral coletiva.

 Moral e ética

Eticamente falando é legal fabricar e comercializar cigarros e armas de fogo em nosso país, mas para muitos é algo imoral, algo que não fariam. Todo profissional deve ser ético em sua profissão, mas também é importante para sua saúde psíquica ele não ter sua moral infringida. O sucesso de um trabalho está muitas vezes no amor despendido em sua realização. Dificilmente você conseguirá ser um bom profissional não respeitando seus valores morais.

Artigos Relacionados:

Jônatas Rodrigues da Silva

Administrador na Universidade Federal de São Carlos e professor do Estado de São Paulo no Centro Paula Souza. Autor do livro Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação.

Outros textos de Jônatas Rodrigues da Silva
4 Comentários

Adicionar comentário