Orkut e networking

Orkut e networking

O Orkut é uma rede social que dispensa maiores explicações. Networking é a habilidade social em manter relacionamentos pessoais que possam lhe garantir boas referências profissionais.

Ao visualizar o perfil no Orkut de muitas pessoas percebemos uma total falta de preocupação com o networking. São comunidades sem conteúdo, fotos inadequadas, comentários desnecessários e assim por diante.

Conseguir um emprego nos dias de hoje não é tarefa simples, um bom emprego então, menos ainda. Só que as pessoas não perceberam ainda que muitas oportunidades são desperdiçadas por elas não gerenciarem adequadamente seus perfis online. Neste post vou me concentrar a comentar sobre o Orkut, num próximo falarei do Twitter.

Sempre que vou entrevistar alguém para uma vaga de emprego gasto algum tempo analisando o currículo do candidato. Essa análise não passa de um minuto por currículo. Ao passar por está primeira peneira, ou seja, ao currículo se mostrar com potencial para a vaga aberta, vou para a segunda etapa – análise do perfil social do candidato – muitos são excluídos aqui. É horrível você entrar no perfil do Orkut do potencial candidato e encontrar depoimentos chulos, ver as comunidades que ele participa e não encontrar nada útil, algo do tipo: “odeio segunda-feira”, “quem é bonzinho só se fode”, “bebo até cair”. Também existe a questão das fotos, algumas não deveriam ser nem mesmo fotografadas, quanto mais exibidas. E quando se procura saber o que o potencial candidato escreve, hum, às vezes, dá até medo. A conclusão que chego é a seguinte: o candidato real é o que está se mostrando online e o currículo em minhas mãos é maquiado, é falso.

Dicas

É bom começar selecionando com cuidado suas comunidades. Quantidade não é qualidade. Participe de comunidades relacionadas à sua área de interesse profissional e realmente participe: escreva, comente, se relacione. Assim você melhora seu networking, você será lembrado como alguém que colabora e não apenas causa tumulto.

Cuidado com as fotos. Não há problema algum em colocar fotos com os amigos, com a família, e até mesmo alguma foto engraçada em algum momento de descontração. O problema é que muitos abusam, colocam fotos totalmente ofensivas, vulgares e constrangedoras.

Quando pensamos em amigos, volto a dizer: quantidade não é qualidade. Adicionar pessoas simplesmente para ter mais contatos não é legal. Procure somente adicionar pessoas com quem realmente você irá manter contato, seja pessoal, seja profissional.

Para terminar cuidado com os depoimentos recebidos. Existem até sites que faturam uma grana legal exibindo as bobagens que as pessoas escrevem através de depoimentos. Tome dois cuidados: 1) não escreva bobagens e cuidado com o português e 2) só aceite depoimentos que não denigra sua imagem, eles estarão disponíveis a todos.