Gerenciando e-mails e redes sociais

Gerenciando e-mails e redes sociais

A mesma tecnologia que facilita nossas vidas pode ser a grande vilã da falta de produtividade. E-mail e redes sociais ajudam, e bastante, na comunicação, porém se você se descuidar poderá se tornar escravo delas.

Existem pessoas viciadas em acessar e-mail e seus perfis sociais a todo o momento. Acessam de 10 em 10 minutos. Pára tudo o que estão fazendo para dar uma olhadinha se alguma mensagem nova chegou.

Gerenciando e-mails

Primeiro lhe recomendo ter apenas 3 caixas postais: pessoal, profissional e a do lixo. Os e-mails pessoais e profissionais devem ser usados exclusivamente para este fim, é comum as pessoas confundirem e usar o e-mail corporativo como pessoal, além de não ser o correto você poderá sofrer sanções dependendo do tipo de uso e da política da empresa. O e-mail lixo é aquele usado para o preenchimento dos cadastros online, é aquele e-mail que serve apenas para você receber spam e propagandas. Você o acessa, sei lá, uma vez por semana, só para fazer uma faxina rápida.

Recomendo você estabelecer um horário específico para gerenciar os e-mails pessoais e profissionais. Pode ser, por exemplo, duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra no final da tarde. A idéia é você ser o senhor dos e-mails e não deixá-los dominar sua vida.

Talvez estabelecer 30 minutos na parte da manhã e mais 20 minutos na parte da tarde, não sei, você deve criar sua rotina, o importante é você ter uma que aumente sua efetividade e não atrapalhe suas demais atividades do dia-a-dia.

Redes sociais

Orkut e Twitter são as mais usadas em nosso país. No caso do Orkut é uma boa ferramenta de pesquisa, isso mesmo, pesquisa. Visitar comunidades sobre assuntos de seu interesse é uma boa maneira de adquirir conhecimento e ainda fazer networking. Muitas vezes é mais fácil e rápido obter informação através de links e pessoas de determinada comunidade do que sair pesquisando no Google. Gerenciar contatos também é importante para o networking, mas poucos fazem isso com eficiência – qualquer dia escrevo sobre isso.

O Twitter é algo novo ainda, e como utilizá-lo também. Ficar escrevendo um monte de bobagens e falando de sua vida particular não é interessante para ninguém. Procure seguir pessoas ou empresas que possam agregar algo a você e também procure escrever algo que possa ajudar seus seguidores.

A recomendação que faço em relação ao Orkut é você acessá-lo apenas uma vez ao dia. Gerencie seus recados, faça seu networking, divirta-se um pouquinho e esqueça-o durante o resto do dia. Já com o Twitter escreva apenas quando realmente você tiver algo útil a dizer aos outros e procure ler o que os outros estão escrevendo apenas quando você for publicar alguma coisa.

Gente tanto o Orkut como o Twitter são boas ferramentas para o networking, em breve publicarei artigos de como usá-los com efetividade. Podem cobrar.