Movimento estruturalista sistêmico

Movimento estruturalista sistêmico

O movimento Estruturalista é um movimento que teve início na Europa em contra partida aos movimentos antagônicos: Relações Humanas versus Administração Científica. Esse movimento sugere a junção de ambos os movimentos anteriores numa linha de equilíbrio entre ciência e o lado humano no trabalho.

Estrutura é o conjunto de duas ou mais partes formando o todo. Mudam-se os elementos mais a estrutura permanece inalterada.  O estruturalismo é um método analítico e comparativo, estudando o elemento em relação a sua totalidade.

O movimento estruturalista se preocupa com o todo. O todo é mais do que simplesmente a soma das partes. Chamamos de sistema o todo que é maior que a soma das partes que formam a estrutura.

Quando falamos em sistemas podemos diferenciá-los em Sistemas Fechados e Sistemas Abertos. Um sistema fechado não sofre interferência do ambiente, não há interação com elementos externos. Nos sistemas abertos há constante interação com o ambiente externo, onde o mesmo sofre constantes influências do ambiente.

Uma das criticas que recebeu tanto a teoria clássica como a teoria das relações humanas foi considerar a organização como um sistema fechado, ignorando seu ambiente externo. Hoje classificamos a organização com um sistema sociotécnico, onde se tem tanto o lado técnico como o lado social em interação constante. Considerar a organização como um sistema sociotécnico implica em mudar a função do administrador em relação à teoria tradicional com ênfase no técnico-econômico. O administrador se vê tendo que lidar com incertezas, ambigüidades, com o ajuste de uma organização em mudança constante.

Cabe salientar que nos diferentes níveis da organização cabe ao administrador aplicar métodos diferentes. No nível operacional, onde a ênfase é basicamente técnico-econômico, sendo a eficiência a busca a alcançar, tende-se a adotar métodos científicos com concepções de sistema fechado. Já no nível organizacional métodos psicossociais são mais eficazes, cabendo ao administrador fazer a interação entre os níveis organizacionais, fazendo haver um comprometimento de todas as partes envolvidas.