Não contratar tatuados é escolha e não preconceito

Não contratar tatuados é escolha e não preconceito

Escrevi há alguns dias sobre preconceito. Uma questão surgiu: Por que tantas empresas têm preconceito contra pessoas tatuadas?

Preconceito, é um pré-conceito, é a formulação de um conceito antes do conhecimento dos fatos.

O preconceito ao qual me referi é sobre alguma característica física presente no indivíduo ao qual não foi escolha sua. É sermos julgados por sermos pretos, brancos, índios, gays. Também existe o preconceito contra religiosos e até contra o não religioso, ateus ou agnósticos.

Agora uma empresa excluir do processo seletivo um candidato tatuado, em minha opinião, não é preconceito, é escolha. Sabe por quê. Porque não nascemos tatuados, escolhemos ser tatuados.

Toda organização tem o direito de escolher seus colaboradores. E como dizia uma propaganda, “imagem é tudo”; veja bem, usei a expressão imagem e não aparência. Quando alguém se tatua quer transmitir através do que foi tatuado uma imagem, e se esta for diferente da imagem que a  organização deseja, o candidato será excluído.

Organizações conservadoras não contratam pessoas com tatuagens visíveis, pois elas não transmitiriam a imagem conservadora da empresa. O mesmo pode acontecer com homens de cabelos compridos e brincos. Isso não é preconceito é escolha estratégica.

O oposto também pode acontecer. A empresa buscar um candidato com uma imagem mais arrojada para transmitir esse valor. Repare que todo estúdio de um tatuador tem uma recepcionista tatuada, isso não é preconceito contra os não tatuados e sim uma política de contratação da empresa.

Vai fazer uma tatuagem?

Cuidado. Pense e repense. Você ficará marcado permanentemente.