Novo método para diagnosticar o Alzheimer

Novo método para diagnosticar o Alzheimer

Um estudo realizado por cientistas americanos mostrou que um simples exame de sangue pode detectar o mal de Alzheimer.

O mal de Alzheimer afeta cerca de 26 milhões pessoas no mundo inteiro. Esta doença é a forma de demência mais simples que existe e não há cura, apenas o tratamento paliativo pode apresentar resultados positivos se o diagnóstico for feito bem no início.

Outro tipo de diagnóstico já havia sido descoberto por meio de uma punção na coluna para extrair fluido vertebral. Procedimento este, diga-se de passagem, muito doloroso e apenas clínicas especializadas são capazes de realizar.

O exame de sangue torna o diagnóstico mais simples e permite acesso a todos. Qualquer clínica ou laboratório podem fazer. A nova técnica busca cem tipos de proteínas e combina com as informações dos pacientes, até mesmo se ele é portador do gene de risco para o Alzheimer, conhecido como APOE4. O grau de risco do paciente feito através de uma análise computadorizada.

Segundo a pesquisa, os resultados chegam a 94% de sucesso em detectar portadores da doença. A taxa de acerto para os casos em que não há a presença da doença é de 84%. Os resultados são preliminares e um aprofundamento do estudo se faz necessário.

A próxima etapa da pesquisa é descobrir quem poderá desenvolver o Alzheimer. Atualmente, apenas os sintomas permitem diagnosticar um novo caso, que só poderá ser confirmado após a morte da pessoa, por meio de exames cerebrais.

Dia 21 de Setembro é comemorado o Dia Mundial do Alzheimer.