O melhor investimento é...

O melhor investimento é...

Uma pergunta constante que esse e outros blogs que escreve sobre investimento recebe é: Qual o melhor investimento?

Essa é uma pergunta corriqueira.

Minha resposta e de outros autores é sempre a mesma. Depende. Mas depende do que?

Depende de sua idade, de sua estabilidade em seu emprego, de seu estado civil, do número de pessoas que dependem financeiramente de você, da sua aversão ao risco e mais outros fatores.

Mas hoje eu tenho uma resposta objetiva. O melhor investimento é em você. Invista em conhecimento, no seu aprendizado.

Invista em educação.

Você só ficará seguro com um investimento quando entender seu funcionamento. Para isso precisará estudar. Todo investimento parece nebuloso até você entender como ele funciona. Ao entender seu funcionamento tudo fica claro, oportunidades e riscos se mostrarão mais latentes e você poderá decidir com maior segurança qual o melhor investimento.

Semana passada o Guilherme do blog Valores Reais escreveu sobre seus investimentos em FII. Para mim um péssimo investimento. Sabe por quê? Simplesmente por que sou ignorante no assunto, não entendo nada de FII. Lendo o artigo escrito pelo Guilherme me interessei pelo assunto. Vou investir então? Não. Vou conhecer primeiro. Vou entender o funcionamento, vou ler e reler sobre o investimento. Vou conversar com pessoas mais experientes e se eu gostar realmente do investimento, aí sim, talvez, coloco meu rico dinheirinho.

Também não adianta investir em empresas que você não acredita. Há um tempo ações da empresa Souza Cruz (CRUZ3) foram me recomendas como uma boa compra. Nem fui atrás, a empresa é do setor de fumo. Setor que sinceramente eu quero se exploda.

Está pensando em investir em imóveis? Estudo sobre o assunto. Leia, converse com corretores e outras pessoas que investem em imóveis.

É em ações que você deseja colocar seu dinheiro? Lembre-se que ao comprar uma ação você estará se tornando sócio da empresa. Você se tornaria sócio de uma empresa que não conhece? Claro que não. Com ações não pode ser diferente. Você deve conhecer a empresa, entender sua política de funcionamento e acima de tudo acreditar no produto que ela comercializa.

Também deve entender como funciona o mercado de ações. Entender os riscos, o jargão do mercado, os custos envolvidos. Mesmo que você decida operar de maneira passiva, seguindo a onda do mercado ou mesmo através de um fundo, conhecer o mínimo necessário é fundamental.

Eu não tenho a mínima dúvida que o melhor investimento que uma pessoa possa fazer é em educação. Quando se tem conhecimento tantas oportunidades aparecem. Nosso país está em um momento ótimo para diversos investimentos, com Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016 oportunidades fantásticas estão surgindo. Estas oportunidades estão disponíveis para todos, mas só quem enxergar, e para enxergar é preciso conhecer, e para conhecer você precisa estudar, poderá aproveitar.

Recentemente li na revista Info que a demanda de energia terá crescimento de pelo menos 90% nos próximos 5 anos. Olha que dica boa de investimento.

O setor de hotelaria e aviação terá forte demanda com as competições em nosso país, ou seja, outra boa oportunidade.

Gente, bons investimentos estão disponíveis para todos. Alguns percebem, outros não. Sendo assim o melhor investimento é em educação para se enxergar boas oportunidades.

Bons estudos e futuros bons investimentos.