O que é inflação? Crie seu índice inflacionário!

O que é inflação? Crie seu índice inflacionário!

Inflação é a desvalorização do dinheiro ao longo de um período de tempo.

Existem vários índices para se medir a inflação. O índice oficial do governo é o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Ele é calculado pelo IBGE, medido mensalmente levando-se em conta o mês cheio.

O IPCA mede o custo de vida para as famílias brasileiras com renda entre 1 e 40 salários mínimos. Faz parte do índice gastos com habitação, saúde, vestuário, transporte, comunicação, educação e cuidados pessoais.

Outro índice é o IPC calculado pela Fipe, leva-se em conta famílias com renda entre 1 e 20 salários mínimos.

O INCC é o índice que mede a inflação na construção civil, tanto dos materiais quanto da mão-de-obra.

O IGP-M é medido pela FGV e usa como base outros índices. É calculado entre o dia 21 de um mês e o dia 20 do mês subseqüente. Alguns títulos públicos são corrigidos pelo IGP-M. Aluguéis são corrigidos por esse índice.

Crie seu índice

Os índices apresentados acima podem não refletir a realidade para você. O ideal é você criar seu próprio índice inflacionário.

Imagine que você consuma apenas pão e leite e gaste durante um mês 50 reais em pão e 50 reais em leite. Suponha agora que o preço do pão e do leite tenha subido e você gastou 60 e 70 reais respectivamente. Aumento total dos seus gastos em 30%, antes você gastava 100 reais nos itens e agora gastou 130 reais.

Não importa o índice inflacionário medido pelos órgãos oficiais, para você, a inflação sentida no mês, foi de 30%.

Agora imagine um taxista que trabalhe em São Paulo e abasteça seu carro com etanol. O etanol teve queda de aproximadamente 20% no mês. Grande parte de seus gastos mensais se refere ao combustível gasto e, mesmo que o IPCA registrado no mês tenha registrado inflação, para ele, provavelmente, seu índice pessoal, será deflacionário.

O IPCA, que é o índice oficial do governo, se baseia na média, e a média é burra. Sua real inflação pode ser maior ou menor, tudo depende da alteração dos preços dos produtos consumidos por você.

Se o valor do aluguel que você paga subiu absurdamente, não importa o IPCA medido pelo governo, a inflação para você será bem maior.

Pense nisso!