O que é um Smartphone?

O que é um Smartphone?

Vamos papear hoje sobre tecnologia. Mais precisamente sobre gadgets.  Mais precisamente ainda sobre smartphones.

O que é um smartphone?

É um celular com funcionalidades avançadas que se assemelham a um netbook. Possui sistema operacional e aplicativos podem ser “rodados” no aparelho. Conecta-se a Internet onde é possível acessar blogs, redes sociais e ler e-mails. Ouvir música é tarefa fácil. Também possui agenda e calendário. Joguinhos? Tem também. Planilha eletrônica, editor de texto, tudo isso ele tem. Ah, tem câmera digital de boa qualidade também.

As marcas

Agora começa a confusão. Smartphone é o nome genérico e diversas empresas fabricam e comercializam os seus. No Brasil mais de 2 milhões de aparelhos foram vendidos em 2009.

Symbian é o smartphone da Nokia, é o número 1 em vendas no mundo. 44,3% dos smartphones vendidos no mundo são da Nokia.

O iPhone é o smartphone mais badalado por aqui. Tem uma fatia de 16,1% do mercado mundial e é comercializado pela Apple.

O BlackBerry é outro famoso. É o campeão no mundo corporativo, sua partição é de 19,4% no mercado mundial. Seu principal atrativo é seu gerenciador de e-mail, o melhor presente atualmente no mercado. Ele é comercializado pela RIM (Research In Motion).

O Android é a aposta do Google. Enquanto os 3 modelos que citei anteriormente estão ligados a uma organização, ele não está. Seu sistema operacional é de código aberto e mantido pela Open Hanset Alliance. Fabricantes como Motorola e Samgung apostam na plataforma.

E a poderosa Microsoft?

Em se tratando de smartphone a Microsoft não é nada poderosa, existe o Windows Mobile, mas não é famoso. Há a promessa do lançamento ainda esse ano do Windows Phone 7. Aguardemos!

E os MP9 e demais?

São smartphones, digamos, “made in china”. Prefiro parar aqui de falar deles.

Preços

Podem variar de 1.000 a 2.000 reais. Os “made in china” possuem preços bem mais atrativos.

Produtividade e efetividade

A função de todo gadget é facilitar a vida de seu usuário. O problema é que muitos se tornam escravos desses aparelhos e não vão nem mesmo ao banheiro sem eles. Tome cuidado com isso.

Meu irmão pega no meu pé e vive falando que a tecnologia me engoliu. Isso porque eu não sei usar os recursos mais avançados do meu celular. Bluetooth por exemplo. O que acontece é que não gosto de perder muito tempo, não sirvo a tecnologia, ela que deve me servir.

Não, eu não tenho um smartphone e não vejo necessidade em um.

Muito profissionais necessitam. Tais aparelhos os tornam mais efetivos. Empresas fornecem a seus colaboradores buscando aumento da produtividade.

Bom senso e equilíbrio é a palavra chave. Agora tem gente que endoidece. Já li relatos de pessoas que no meio do “rala e rola” ouvem o aparelho avisar que chegou uma mensagem e tem que dar pelo menos uma olhadela no aparelho.

Eu hein, coisa de maluco!