O óbvio não é fácil

O óbvio não é fácil

Ontem estava eu numa aula de Teoria Geral da Administração e o tema era a experiência de Elton Mayo e sua equipe em Hawthorne.

Uma das críticas levantadas por psicólogos, sociólogos e industrialistas é que as conclusões da pesquisa eram óbvias.

A aula acabou tomando um rumo interessante, começamos a conversar que nem tudo que é óbvio é fácil e simples de ser feito.

É óbvio que devemos gastar menos do que ganhamos, mas levados pelo impulso consumista e pelas fortes campanhas de marketing que criam necessidades e desejos em nossas mentes, acabamos estourando o orçamento.

É óbvio que devemos nos alimentar corretamente, mas comer bobagens é tão gostoso, tão prazeroso.

É óbvio que devemos praticar atividade física regularmente, mas vamos deixando para mais tarde e mais tarde.

É óbvio que não podemos descuidar de nossa empregabilidade, que devemos estudar e estarmos sempre preparados para quando as oportunidades surgirem, mas não fazemos isso.

É óbvio que devemos equilibrar lazer e trabalho, mas acabamos dedicando mais tempo aos afazeres do que ao lazer.

É óbvio que devemos educar nossos filhos de forma a fornecer o alicerce para o crescimento saudável e sustentável, mas é tão mais fácil mimá-los e deixar toda a responsabilidade para os professores da escola.

É óbvio que devemos tratar ao próximo com amor e respeito, sem sermos egoístas e sendo assertivos e corretos, mas nem sempre fazemos isto.

É óbvio que eu devo dizer eu te amo para as pessoas importantes em minha vida sempre, pois haverá momentos que eu irei querer dizer e não poderei, pois elas já terão partido.

Tantas coisas são óbvias, o difícil é praticar o que é óbvio.

Boa prática do óbvio neste dia!