20 de março de 2019

O que causa inflação?

Jônatas, o que causa inflação?

inflacao2 150x150 O que causa inflação?Um dos fatores geradores de inflação é o aumento da demanda como consequência da oferta de crédito. Quando a oferta de crédito aumenta e produtos e serviços não seguem a mesma tendência, gera-se inflação. A busca por produtos e serviços e a pouca oferta desses mesmos produtos e serviços, leva empresas a vendê-los mais caro, gerando-se inflação. Em resumo, excesso de dinheiro gera inflação.

O governo para conter essa inflação causada pela demanda lança mão de políticas monetárias para reduzir o dinheiro que circula na economia. Uma possível forma é aumentando o depósito compulsório, outra, velha conhecida nossa, é aumentando a taxa básica – SELIC.

Também o governo pode lançar mão de políticas fiscais, aumentando impostos sobre bens e produtos e diminuindo gastos do governo, com material de escritório, por exemplo.

Outro fator gerador é a chamada inflação de custos, produtos têm seus preços elevados não pelo aumento da demanda, mas sim por seus custos de produção terem-se elevados e sido repassados ao consumidor final.

A forte concorrência no setor reduz a inflação de custos. Monopólios ou oligopólios – quando uma ou algumas empresas dominam um setor produtivo – geram inflação de custos, pois podem elevar seus preços ao bel-prazer, não há concorrência.

Artigos Relacionados:

    None Found

Jônatas Rodrigues da Silva

Administrador na Universidade Federal de São Carlos e professor do Estado de São Paulo no Centro Paula Souza. Autor do livro Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação.

Outros textos de Jônatas Rodrigues da Silva
Sem comentários

Adicionar comentário