Qual o problema de se ter inflação?

Qual o problema de se ter inflação?
> > Jônatas, qual o problema de se ter inflação? > >

Hoje respondo a essa pergunta listando três consequências:

Sobre a redistribuição de renda – A inflação medida mensalmente leva a um aumento automático dos preços, já os salários são corrigidos periodicamente. Isto gera um problema social, pois os salários não acompanham os preços dos produtos. Em geral, profissionais liberais – médicos, dentistas, terapeutas – assim como o comerciante varejista, corrigem seus produtos e serviços mensalmente, já o trabalhador assalariado tem data fixa anualmente para ter direito a um ajuste salarial e mesmo assim esse reajuste nem sempre é igual ou superior à inflação acumulada no período.

Sobre a balança comercial – Com a inflação os produtos e serviços produzidos no país tende a se tornarem mais caros quando comparado aos importados. Isso gera um aumento na demanda de produtos importados e como consequência uma balança comercial deficitária. Todo país deseja uma balança comercial positiva ou no mínimo em equilíbrio. Com consequentes altas inflacionárias fica difícil equilibrar a balança comercial. O governo usa como política a alta taxação tributária de produtos importados como forma de equilibrar a conta.

Sobre as expectativas dos empresários – Com inflação elevada o governo lança medidas para reduzir o consumo e conter a inflação. Uma medida corriqueira é o aumento da taxa básica de juros, a SELIC. Essas medidas geram insegurança nos empresários e investidores, tornando o país um lugar instável para investimentos em longo prazo, isto emperra o crescimento econômico e aumenta o nível de desempregados.

Posso concluir então que a inflação é sem dúvida alguma prejudicial à economia de um país.