19 de junho de 2019

O que é marketing?

Definir o que vem a ser marketing não é algo tão simples. Podemos começar dizendo o que não é marketing. Muitos pensam que marketing é propaganda; a propaganda é uma das funções do marketing, mas marketing não é propaganda. Alguns também afirmam que marketing é vendas, o que também é errado, pois o marketing vai muito além das vendas.

A função do marketing é descobrir necessidades e desejos das pessoas e criar produtos e serviços que satisfaçam essas necessidades e desejos de forma rentável para a organização. O marketing visa entender a mente do consumidor, descobrir suas preferências, suas necessidades reais e satisfazê-las através de produtos e serviços de qualidade que agreguem valor real ao consumidor. O marketing tem como objetivo a satisfação de ambos os lados da negociação, que a troca entre organização e consumidor seja algo prazeroso, justo, que seja uma relação de ganha-ganha, onde ambos os lados saiam ganhando e voltem a querer negociar no futuro.

Artigos Relacionados:

Jônatas Rodrigues da Silva

Administrador na Universidade Federal de São Carlos e professor do Estado de São Paulo no Centro Paula Souza. Autor do livro Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação.

Outros textos de Jônatas Rodrigues da Silva
4 Comentários

Adicionar comentário