26 de junho de 2019

O conceito de qualidade

Qualidade é o que satisfaz a necessidade de seu consumidor. Quanto mais satisfeito ele estiver, mais qualidade terá seu produto ou serviço. O conceito de qualidade é pessoal; o mesmo produto poderá ser considerado excepcional por um cliente e apenas razoável para outro. Um produto de qualidade “é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, acessível, segura e no tempo certo, às necessidades do consumidor” (Kotler, 2006). Clientes buscam satisfação, comparam produtos de empresas semelhantes e ficam desapontados quando se sentem lesados, quando o produto ou serviço adquirido não foi o prometido pela empresa. Para uma empresa ter qualidade ela deve entregar o que realmente vendeu. Não ludibriar seus clientes com vantagens inexistentes e desapontá-los ao usarem o produto ou verem o resultado do serviço. Ética é fundamental.

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Jônatas Rodrigues da Silva

Administrador na Universidade Federal de São Carlos e professor do Estado de São Paulo no Centro Paula Souza. Autor do livro Método para a Educação Financeira: da Sensibilização à Ação.

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