Para que poupar tanto?

Para que poupar tanto?

Nos últimos anos o tema planejamento financeiro ganhou força no Brasil. O número de bons autores que escrevem sobre o tema é grande. Economizar hoje para ter no futuro uma aposentadoria confortável é uma necessidade. O brasileiro está vivendo cada vez mais, e o melhor, com mais qualidade de vida. O INSS está quebrando e o melhor a se fazer é planejar uma velhice sem depender do governo. Depender dos filhos também não é legal, portando se programe, economize um pouquinho por mês, e desfrute no futuro do que foi plantado hoje.

Algumas pessoas têm sido radicais ao economizar. Tem abdicado de viver o hoje pensando no amanhã. Isso não é legal. Estão tão preocupadas em se aposentar que esquecem de se divertirem, de passearem, de viajarem, tudo para economizar para o futuro.

Isso é tão errado quanto não poupar nada. Equilíbrio é a palavra chave. Você e sua família devem desfrutar dos benefícios que o dinheiro proporciona. O dinheiro só serve para proporcionar melhores oportunidades e conforto para o seu possuidor e guardado ele não tem utilidade.

O que é o correto então?

O certo é você agir racionalmente. Planejar o que você deseja para o futuro, traçar as metas e buscá-las gradativamente. Tenho certeza que seus problemas financeiros não são gerados pelo dinheiro que se destina a aposentadoria, eles são gerados pelas más escolhas financeiras do dia-a-dia. É a compra de um carro novo sem necessidade, e o pior, parcelado em prestações a perder de vista. São os gastos com juros no cartão de crédito e no cheque especial. É a compra não pensada de um produto desnecessário. É o investimento em barcos furados porque fulano que conhece cicrano disse para beltrano que era bom.

Entendeu meu raciocínio?

O que estoura seu orçamento são gastos emocionais, não pensados. Com bom planejamento é possível viver bem o hoje sem comprometer o futuro.

Se você, digamos, não é muito bom com as finanças, vá estudar, faça cursos. Também seja humilde para conversar com algum conhecido mais experiente e pedir conselhos. Falar de dinheiro, de salário, ainda é um tabu no Brasil que precisa ser mudado. Para mim planejamento financeiro pessoal deveria ser disciplina obrigatória nos três anos do ensino médio. É impressionante como aprendemos na escola um monte de coisas que pouco ou nunca vamos usar em nossas vidas e o que realmente é necessário não aprendemos. Alunos aprendem as malditas equações de segundo grau com duas variáveis quando não sabem nem mesmo calcular os juros embutidos no financiamento de um móvel nas Casas Bahia.

Economize sim, mas sem deixar de viver o melhor hoje. Faça do planejamento uma atividade prazerosa, envolva toda a família, tracem planos juntos. Tanto para a atividade do próximo final de semana quanto para daqui a 40 anos quanto se aposentarem. Isso é muito legal, une a família toda em objetivos comuns, o sonho passa a ser coletivo.