Poder x Autoridade

Poder x Autoridade

Quem tem autoridade tem poder, mas quem tem poder não necessariamente tem autoridade. Ãh! Comecei complicando né?

Autoridade é o poder institucionalizado, em geral o poder dado pelo cargo, por um nível hierárquico superior. O presidente da organização tem poder para demitir o gerente. Esse poder lhe é concedido por sua autoridade hierárquica.

Já o poder é a possibilidade de impor uma vontade. Uma pessoa fisicamente mais forte tem poder sofre outra mais fraca. Tem poder e não autoridade.

Para uma autoridade exercer poder, essa autoridade tem que ser vista como legítima pelas pessoas que a obedecem. Por exemplo, obedecemos às ordens de um policial rodoviário por reconhecermos sua autoridade.

Uma autoridade legítima tem poder e quem tem poder domina. Logo uma autoridade legitima produz dominação sobre as pessoas.

A autoridade pode ser apenas carismática – fatores místicos de seu possuidor que fazem as outras pessoas o admirar e agirem de acordo com suas convicções; como também pode ser por competência técnica. Um médico receita dado medicamento e o paciente toma, pois ele reconhece a competência do médico (autoridade). Ainda a autoridade pode ser exercida por tradição, veja a rainha da Inglaterra, exerce poder pela sua autoridade monárquica.

Sendo assim, temos quatro tipos de dominação, ou seja, quatro maneiras de exercer poder sobres os outros: por hierárquica organizacional, por carisma, por competência técnica e por tradição.