Morrer dá um trabalho

Morrer dá um trabalho

Morrer dá um trabalho…

Trabalho para aqueles que estão vivos.

Este é um artigo que há meses eu desejava escrever. Acredito que há dois anos. Mas não havia o escrito antes por ser algo que eu mesmo não tinha feito. Apesar de acreditar na eficácia do que recomendo nos parágrafos abaixo eu mesmo não havia executado o que recomendo. Agora que coloquei o que acredito ser o correto na prática fico mais à vontade para recomendar a você fazer o mesmo.

Que ninguém gosta de pensar na morte é fato. Mas todos nós iremos morrer um dia. Fato também.

O problema é quando se morre deixando despesas e tarefas burocráticas aos herdeiros.

Muitos problemas podem ser evitados se você deixar tudo anotadinho para seu familiar, ou familiares, de confiança.

Na minha lista eu anotei todos os meus emails e redes sociais com seus respectivos logins e senhas. Não me esqueci da conta na nuvem dropbox.

Bancos que tenho conta com suas agências e contas correntes. Senhas também.

morte

Cartões de créditos, no meu caso são apenas dois. Data de vencimento da fatura e que recebo a fatura por e-mail. Elas possuem débito automático na data do vencimento.

Também anotei todas as corretoras que possuo conta destacando as que tenho algum investimento. Como a pessoa da minha confiança é totalmente leiga quando se trata de operar o home broker da corretora também deixei anotado o nome, e-mail e telefone de alguém de minha confiança a quem ela deve procurar para saber como realizar a venda dos ativos e solicitar o depósito em minha conta corrente.

Listei todos os meus locais de trabalho e meus respectivos chefes, e-mail e telefone deles.

Anotei que as contas de água, luz e TV estão em débito automático e indiquei o banco e a data de vencimento.

Também anotei alguns desejos particulares como o de doar todos os órgãos possíveis e que o que sobrar do corpo pode ser doado ao curso de medicina de uma Universidade. Faltam cadáveres nas Universidades.

Também deixei assinado o documento de venda do veículo para se evitar burocracias. Somente assinado sem o nome do comprador. Mas deixei claro que meu irmão pode ficar com carro de presente.

Outras informações ainda podem ser necessárias. Eu particularmente não devo nada a ninguém (exceção feita a minha dentista da consulta que fui semana passada e fiquei de pagá-la na segunda visita na semana que vem). Mas se você tiver financiamentos é importante indicar quantas parcelas restam a pagar, o valor de cada uma delas, o valor do juro e demais informações importantes.

Realmente morrer dá trabalho. Há alguns dias li uma notícia de uma mãe que está na justiça para conseguir cancelar a conta no facebook de sua filha que faleceu em um acidente.

A verdade é que nunca esperamos morrer, mas estar burocraticamente preparado para a morte é uma medida inteligente.

Pense nisso!